Me criaram um blog
(pra que serve um blog?)



(Para os jornalistas: que me desculpe minha editora Joana, o “criaram” do título é uma imitação do hábito dos colegas dessas paragens por onde tenho andado ultimamente. Esta indefinida e antipática terceira pessoa do plural é usada a granel pelos tituleiros, pensei que fosse um vício periodístico dos cubanos, mas descobri que é corriqueiro também em Venezuela).


Então, a companheira Joaninha me criou um blog e vive me instigando. Quem aguenta tanta tentação? Não aguentei. Com aquele temor de parecer pretencioso e, pior, cometer alguma leviandade. Joana diz que é charme, será? Por enquanto, para tentar me acostumar com a idéia do tal do blog, façamos de conta que estamos num boteco (meu ponto predileto em qualquer hemisfério) falando sobre a imprensa venezuelana.


Aqui é pau puro. Quase todo órgão de comunicação é chavista ou anti-chavista, mas sem disfarces, escancaradamente. São as primeiras impressões, claro, estou em Caracas há apenas 20 dias. Os conflitos políticos são violentos, temas de repercussão internacional terminam virando rotina.


Vou tentar recordar: no dia em que cheguei, dia 27 de fevereiro, estavam sendo libertados os quatro ex-congressistas colombianos, reféns há vários anos dos guerrilheiros das Farc; logo em seguida, dia primeiro, houve o ataque ao território de Equador com a morte do número 2 das Farc, Raúl Reyes, seguindo-se ameaças de conflito bélico entre Colômbia, Equador, Venezuela e Nicarágua, com acusações pesadíssimas entre os respectivos presidentes; depois reuniões da OEA, Cumbre de Rio (em República Dominicana) e outra vez OEA, de ontem até madrugada de hoje (dia 18).


Em meio a isso tudo, o desfecho da criação do Partido Socialista Unido de Venezuela (Psuv), o debate aceso sobre as eleições de novembro (governadores e prefeitos) e o noticiário sobre problemas como insegurança pública e desabastecimento de alimentos.


Jornais como El Universal e El Nacional e emissoras de TV como GloboVisión dando pau todo santo dia, toda santa hora (GloboVisión é noticiário 24 horas por dia). Enquanto Venezolana de Televisión e TelSur (estatais) contra-atacam e defendem o governo, com amplo espaço, óbvio, para Hugo Chávez. (Fico imaginando como era este cenário mediático quando a oposição detinha o monopólio televisivo. Poderíamos comparar com o furor da grande imprensa brasileira durante a campanha de reeleição de Lula, porém multiplicando por quanto?).


Felizmente, penso que há, pelo menos no caso dos jornais diários, uma exceção. Trata-se do Últimas Notícias, disparado o mais lido pelos venezuelanos (e também por este baiano). Segundo informa o próprio jornal, sua receita é o equilíbrio. Cita uma pesquisa, na qual 70% dos leitores o consideram equilibrado, 15% dizem que o diário é contra Chávez e 9% o identificam como a favor

(ou vice-versa no caso dos dois últimos percentuais, não me recordo bem).


(Agora vamos tomar a saideira e brindar: contra ou a favor de Chávez?)

Comentários

Pops Navarro disse…
Este é o Jadson que conheci de percata de verdureiro, calça lee e duas camisas, fugindo da repressão nos sertões da Bahia. Quando vc acabar suas andanças pela aí (certamente vc ainda vai passar na Nicarágua, Equador e no Tibet) venha pra gente tomar umas. Tomar não, beber. O estou esperando no Confraria. Eu e Popoia, sua maior fã para fazê-lo recitar "sou cru, como couro cru".... não haverá legados. disso fiquem certos. não"!!! va pa porra.
Pops Navarro disse…
Beijos na companheira Deta e parabéns a Joana pela idéia do Blog.Só desta maneira poderei entrar em contato com vc. pq por email, telefone ou tambor tava ficando dicícil.Acho q Cuba não aceitou minha conta.rsrsrsrsrsrsrs sou persona non grata por lá!!!!!Companheiro to esperando vc no Confra pra falar mal do Chavez pra você. hihihihihi Gostou companheiro.Beijos no seu coração, popoia.
Unknown disse…
Jadson que idéia maravilhosa esta.... mande muitas notícias daí hein !!!!!! Vou acompanhar sempre. Um beijo no coração, saudades. Ah, só para não perder o costume: "Vàaaaaaa pa poraaaaaaaa",rsrsrrs. beijoo

Darly.
Davi Oli disse…
Mãos à obra, companheiro! Quede fotos, quede Cuba, quede fronteira Colômbia x Venezuela, quede Farcs? Estamos todos ansiosos pela novidade! Grande abraço, Davi Oliveira
Unknown disse…
Olá Compnaheiro - Camarada - Legal saber que, a partir de hoje, passarei a ter notícias suas e uma completa avaliação do sistema vigente no nosso continente. Joque duro sem medo de ser feliz.
Vanda Amorim disse…
Gente com amigos é outra coisa. Adorei a idéia de Joana e Deta de extrair você do seu egoísmo de guardar pra si essa experiência fantástica. Assim poderei saber do meu amigo. "Vamo" lá, cara! quero ler assiduamente o blog de Jadson.
Um cheiro. Ah! Deta, manda ver aí nas fotos.

Vanda Amorim
Biaggio disse…
O velho urtigão saiu da caverna e resolveu se modernizar graças a Joana e Deta. Tal qual Jerônimo (não o herói do sertão, o santo)que saiu do deserto para conquistar Roma com sua verve literária, Jadson partiu para a Latino-américa e já conseguiu de pronto a renuncia de Fidel. Chavez não sabe o que o espera. Não duvido nada que em pouco tempo você vai estar com um laptop de última geração mandando suas notas em cibercafés de Caracas. O diabo louro entrou finalmente no século 21 e seus amigos saudam isso. Agora vc tem a obrigação de explicar a origem da frase (adaptada) "para que serve um blog?". Um abraço compañero
caro jadson tomamos umas e outras eu vc. e meu amigo wilson aragão no bar quintal do raso, nos idos de oitenta na nossa "roma negra" muito bom esta ideia do blog, e ainda partindo do teu povo que merece toda confiança e respeito quando vc. é a ref. estou aqui jogado na amazônia exilado, la vai meu blog www.semlivros.blogspot.com
abraços rui santana
horodo disse…
Oi Jadinho.
Que bom ter notícias (frescas) suas. E te ver com foto de jeitão castrista ou bolivariano, como queiras. Deixa o blog engordar mais para falarmos mais.
Boa sorte na sua empreitada latino-americana.
Abraços,
Levi
Mônica Bichara disse…
Beleza! Grande sacada, Jô. Evidentemente. Só assim pra esse preguiçoso lembrar que tem amigos que esperam notícias dele e de suas andanças latino-americanas. Agora sim vamos ter informações confiáveis. E botem confiáveis nisso. Afinal, Jadson Oliveira não é para qualquer um não. Vá pra Porrrrrrrrrrrra! Cadê as fotos???? Lembre que agora cê tem uma responsabilidade e tanto: atualizar o tal do blog diariamente. Evidentemente hehehe grande beijo
Mônica Bichara
Ernesto disse…
Grande pedida este blog!
Ficamos atualizados com nossos vizinhos e matamos a saudade do companheiro Jadson,a turma do "DIVÃ" do DAVID agradece, e por falar neste assunto, alerto o companheiro que sua cota é de 4 doses, podendo chegar a 5ª com o aval de D.Deta..
Um forte abraço
Ernesto
HÁ....Vá pá poorrraaaaa!!!
manu disse…
Companheiro Jadson: Me Desculpe, mas va pa porrraaa!! Diretamente de Londres e Genebra!! Aqui estamos, da parte de Jason e Manuela e tia Neide pegando carona... comendo chocolate de pascoa e tomando vinho p esquentar esse frio da porra de londres. Vai um incentivo ai...Me Desculpe...me Desculpe...Me Desculpe...Va....Va...pa...porra!!! Eta q esse dito tem historia p contarINTERNACIONALMENTE! bjjjjsss
bijuuu
Geraldounaí disse…
Hola Jadson

Espero encontrar outra vez usted en Nostra Cuba,fico contento por por vivir el socialismo do seculo XXI na Venezuela Saludos de Unaí
Geraldo
Carmela disse…
Meninas vocês nos deram um excelente presente botando esse moço prá trabalhar.Vaja se pode, o camarada sai daqui prá viver nababescamente em Cuba, segue para a Venezuela capitando um monte de informações e fica só prá ele? ái não tem lógica (como diria o nosso querido Irecê). Obrigada Jadson por ter aceito o desafio e estar nos brindando com esses textos brilhantes que valorizam ainda mais as informaçãos.
beijos,
carmela
paolo disse…
Nada como correr atras do sonho, de algum dia ver brilhar a 'aurora do proletariado', ainda que para isso precise literalmente correr o mundo.

Esta figura, Jadson, na verdade pouco tem a ver com o espirito de Urtigão, porque este fazia questão de viver isolado em seu sitio, enquanto que aquele é o que está na Venezuela,vindo de Cuba e indo, por que não?, para outras paragens onde está acontecendo algo de grande, diferente, fugindo ao mediocre padrão de normalidade politica.

Tive sorte em conhece-lo e com ele ter trabalhado.Tenho saudades dele - despojado de modismos, vaidades e futilidades, fugindo ao largo de uma 'vida de dissipação' (para usar uma sua expressão). Em compensação o temos agora internacional, vendo o mundo também através de seus olhos e seu coração que é grande.

Gosto tanto dele que ouso até fazer uma critica e dar um conselho. Tudo bem que ele não é vaidoso, que não liga para as aparencias, mas bem que para ilustrar o blog poderia se colocar uma outra foto, desta feita sem esses óculos de lente marron e com cara de Leonardo Boff. Daqui a pouco os sacanas - sempre os ha - vão dizer que é um 'cururu'...

Afetuosas saudações

paolo
Norma disse…
Êta Paizão Retado! De modesto a moderno, quem diria! No surgimento disse que não se acostumaria com essa “merda de computador”, e agora tem até blog. Tô muito feliz por vc estar realizando seus sonhos. Escreva, viva, beba, faça tudo e “vá pa porra”. E Chumbinho, já apareceu na área?
Tenho muito orgulho de ser sua filha.
Saudade! Saudade! Saudade!
Norma
Pops Navarro disse…
Companheiro, estou testando esta inhanha porque ´já tentei umas 10 vezes e não consegui. Me aguarde
Pops Navarro disse…
Parece que agora foi. Tinha gastado meu latim todo aqui e até o inglês do velho Bó perguntando watt is porra cê tá fazendo aí além de ver o país. Isso pra saber se afora essas andanças de "trabalho" a vida é muito boa, ou muito chata, ou, quero dizer, pepinosa. Nest momento estou que nem aquelas chegadas nossas na confraria, alguém, ou mais de um alguém, puto com a situação e disposto a entornar uns uisques baratos para aliviar o stress, a pressão e a chatice desta vidinha de jornalista mal pago.
Mais tarde, já um tanto relaxados, aí sim, começava a sessão de falar da vida dos outros, especialmente do governo de plantão que derrubávamos mais de uma vez em uma noitada. Mas também falávamos de cultura, Jorginho dos cachoeiranos ilustres, Vitório contratava os serviços de "roído" e o italiano chegava sempre atrasado para desespero de Demétrio, que ora obrigado a deixar o bar com a gente e ir embora dormir. Pois é. Hoje eu sairia daqui da minha sala agorinha mesmo, tirava gravata e paletó e iria me encontrar com vc aí. Pra gente depois não saber como voltar sem os cuidados das companheiras Deta e Popoia.
Agora tá perto de 19 horas. Nada não, mais umas duas horas e, podes crer um botequim me receberá, não vou nem no Confraria, quando a gente está xateado não é legal beber no nosso próprio restaurante, porque não dá pra encher a cara na frentes dos funcionários.
Falei. Até o próximo porre.
Léa disse…
Oi companheiro, demorei a comentar, mas aqui estou eu. Adorei a idéia de Joaninha e Deta, só assim vc entra na era blog.
Eu ainda não me acostumei, mas estou gostando muito do seu.
Beijo, Tia Léa.

PS: JP foi batizado brasileiro, levaram a máquina fotográfica dele no dia da caminhada do bar de David.Ele até hoje ainda tem pesadelo.
Anônimo disse…
Ola Jadson, ate que enfin te encontrei, se lembra da Maria a brasileira de LaPaz do restaurante onde voce quase todo dia estava na epoca das eleicao presidencial, pois é continuo aqui, agora estou em um outro restaurante mais arribita, o Brasileiro Beniano, mais trabalho,apesar da distancia, da saudade, das coisas de minha casa, meu pai velhinho, meus filhos e meus parentes todos,minha vida aqui e tranquila, a diferenca com Brasil e que o dinheiro aqui vale 4 vezes menos que o Real, beijos a voce e sua familia, vez em quando me mande uma noticia, te mando meu email ja que quando te envio qq coisa retornam, mariadapenhadesouza@hotmail.com