Um recanto bucólico (Conhecendo Caracas)

El Hatillo é um repouso para os olhos dos visitantes da capital venezuelana. Um recanto tranquilo, com muita área verde, pequenos comércios (restaurantes, venda de antiguidades e artesanatos), casas antigas, a maioria de um só piso, pintadas com cores vivas, as ruas e praças bem cuidadas. O núcleo urbano central chega a lembrar características de cidadezinhas turísticas da Chapada Diamantina, na Bahia, como Rio de Contas e Mucugê (embora não existam turistas em toda Caracas, pelo menos nesta época).

Pracinha central de El Hatillo, com a sempre presente estátua de Simón Bolívar.
A grande infra-estrutura de serviços na comunidade – a 300 metros da pracinha principal ergue-se um moderno centro comercial - deve ser usada pelo grande número de habitantes existente nas proximidades, onde há centenas de edifícios residenciais, na faixa dos 20 andares, entremeados por espaços verdes e entre bordas de montanhas (Caracas dá a impressão de estar dentro de um imenso buraco, é cercada por montanhas, desenvolveu-se dentro de um vale e enfrenta muitos problemas quando caem fortes chuvas).



Uma das ruas típicas ao bairro mostrando os morros ao redor
Estamos falando do núcleo habitacional mais antigo do local. Na verdade, El Hatillo é muito mais, é um dos cinco municípios da capital venezuelana. (Administrativamente, a cidade é designada como Distrito Metropolitano de Caracas ou Distrito Capital, onde vivem quase seis milhões dos quase 30 milhões de habitantes do país). É uma particularidade diferente das grandes capitais brasileiras. Há, portanto, cinco municípios numa única cidade (os outros são Libertador, Sucre, Baruta e Chacao). Existe um alcaide (prefeito) para cada um, além de mais um que atua na jurisdição de todos os cinco, responsável pela chamada Alcaldía Mayor. Para se dar uma idéia geral, toda essa área do Distrito Capital forma, com mais outros municípios, o estado de Miranda, com seu governador.

Comentários

Norma disse…
Olá Paizão,
Que lugar bonitinho! Tô gostando do repórter, quando retornar à sua terrinha, não faltará convites para trabalhar.
Estamos com muita saudade.
Norma e sua trupe
Léa disse…
Oi companheiros,
Adorei o texto e tb as fotos.
O jornalista e a fotógrafa estão arrasando.
Estivemos no bar David ontem e ele perguntou logo se um tinha notícias de vocês, heheheh

Estamos com saudade voltem logo.

Beijão Léa e Chou-chou