SOS Amazônia




O jornalista Washington Novaes
(foto), muito conhecido por sua dedicação à luta pelo meio ambiente, esteve em Manaus na terça-feira, dia 18, falando de desmatamento da floresta, no Simpósio de Cultura e Natureza na Amazônia. Se dermos crédito a ele – e me parece que ele tem toda credibilidade -, o processo de destruição da grande floresta tropical, cantada em verso e prosa em todo o mundo, vai de vento em popa.




Platéia formada por estudiosos, professores e estudantes

Os dados e argumentos de Novaes são arrasadores: a mata vai sendo derrubada dia-a-dia para dar lugar à plantação de soja, à criação de boi, às atividades das mineradoras... tudo dentro da lógica de servir ao mercado externo, tudo para exportar। (Ultimamente fala-se também no avanço da plantação de cana para o biocombustível). Até o Pólo Industrial de Manaus (PIM), o carro-chefe da economia regional, é explorado de acordo com os interesses dos capitais coreanos, chineses e japoneses.



Mesa com os professores Niro Higuchi, Marcílio de Freitas, Virgílio Viana e Terezinha सोअरेस

Bem, a triste realidade foi mostrada pelo jornalista sem meias tintas, inclusive quanto ao esquentamento paulatino, inexorável, do planeta, e às questões relacionadas com o uso da água. Enquanto isso, ele disse, a sociedade brasileira continua passiva, restringe-se a uma “retórica indignada”, que é só isso, retórica. (Anteontem mesmo, dia 18, o governador daqui, Eduardo Braga, e o da Califórnia, o roliudiano Arnold Schwarzenegger, assinaram acordo visando a “preservação ambiental amazonense”, como diz, solenemente, o noticiário da nossa imprensa। Agora a coisa vai!).

Manifestações artísticas de indígenas da região animaram o simpósio

Para piorar as coisas, a última investida do poder econômico contra a floresta vem agora através de uma tal lei de concessão de florestas públicas, patrocinada pelo nosso governo Lula। Novaes comentou que até hoje nenhum estudioso ou cientista botou a cara para defender tal iniciativa। Ele, me parece, chega a se angustiar: defendeu que a sociedade precisa radicalizar।

E há um detalhe fundamental: toda ação na região exclui os interesses da maioria da população. São cerca de 25 milhões de pessoas na parte brasileira, na Amazônia Legal (os sete estados da Região Norte e pegando mais Maranhão e Mato Grosso). Há ainda o caso especial das reservas indígenas, tema que tem merecido a atenção do governo Lula, mas sem o êxito pretendido. (Fico matutando como a ex-ministra Marina Silva aguentou quase seis anos no governo!).

Poeta Thiago de Mello


Quem também participou do encontro foi o poeta Thiago de Mello, filho e eterno amante da região. Não quis discursar, cedeu o seu tempo a Washington Novaes e preferiu saudar os presentes (em torno de quatro centenas de gente do meio acadêmico) recitando um poema onde a floresta, tão grande e aparentemente tão poderosa, pede socorro ao homem. Emocionante! (Uma dezena de especialistas, alguns de destaque internacional, participou das discussões, realizadas na Universidade do Estado do Amazonas).

(Me perdoem os ecologistas, mas realmente esta não é minha praia. Mesmo assim, achei politicamente correto reativar meu blog com um assunto que é a cara da região. Estou em Manaus há duas semanas e quero compartilhar com vocês minhas impressões deste país quase estrangeiro. Me aventuro agora a uma capenga cobertura fotográfica, estou tentanto, não sei. Será mais um capítulo do meu conflituoso relacionamento com a tecnologia moderna. Também, penso continuar escrevendo, daqui e dalhures, para o Mídia Baiana).

Comentários

Jadson disse…
Quem tiver interesse em conhecer mais as posições, idéias e o admirável trabalho do jornalista Washington Novaes, pode acessar
http://www.tvcultura.com.br/reportereco/artigo.asp
gostei, principalmente da índia.
os link's vão pra lata
abs, sucesso
alf
Gostei muito do blog.
Se quiser compartilhar experiências e trocar informações, acho que seria muito proveitoso.
Abs.
MCA - www.movca.blogspot.com