A magia do Encontro das Águas


Numa extensão de seis quilômetros, as águas negras do Rio Negro e as barrentas do Rio Solimões correm juntas, lado a lado, cada um resistindo à fusão, à morte individual, para dar à luz o majestoso Rio Amazonas no maior ajuntamento de água doce do mundo. Os estudiosos explicam que o Negro e o Solimões demoram a se misturar porque suas águas têm velocidade, temperatura e densidade diferentes.

A este belo fenômeno natural, que encanta amazonenses e turistas, dá-se o nome poético de Encontro das Águas, que ocorre a uns 15 quilômetros abaixo (seguindo o curso do Rio Negro) de Manaus (na verdade, um encontro bastante conflituoso)। Uma observação óbvia, mas talvez curiosa para quem nunca esteve na capital do estado: o Rio Amazonas não passa na cidade de Manaus, tampouco o Solimões।
Praia da Ponta Negra num dia de pouco movimento (tempo nublado)


- Você já viu o Encontro das Águas? Não? Ah, vá e sinta a magia, me sugeriu um amigo daqui. Confesso que não senti magia alguma (a palavra acima foi só para enfeitar o título). Mas que é bonito, é, muito bonito, embora estivesse nublado no dia em que estive por lá e a habilidade do fotógrafo não estivesse à altura da paisagem.

Sem esquema turístico, como prefiro, o primeiro passo é pegar um ônibus urbano (ou táxi, claro) até o Porto da Ceasa। Daí, toma-se uma lancha para Careiro (há sempre lotações), pagando de R$ 3,00 a R$ 5,00. Um percurso de 10 a 15 minutos, durante os quais você passa das águas negras para as barrentas. O contraste é gritante.


Rio Negro: belo flagrante na chegada ao Porto da Ceasa (Manaus)

Porto da Ceasa é Rio Negro e Careiro já é Rio Solimões। Quando você desembarca em Careiro, descobre que é Careiro da Várzea (Careiro, só, é o nome de outro município, houve desmembramento)। O visitante tem aí duas opções, dois portos à disposição: um num povoado do município e outro na sede, na cidade de Careiro da Várzea propriamente dita. Uma tranquila cidadezinha do interior, onde tudo tem a ver com a beira do rio.

Nosso herói na escadaria que dá acesso ao porto de Careiro da Várzea


Águas barrentas: a todo momento há lanchas saindo e chegando a Careiro
Ponta Negra

Trata-se da mais conhecida praia de Manaus. É o nome também do bairro, na Zona Oeste da cidade, ponto turístico, área nobre, muitos edifícios de classe média alta, está aí o luxuoso Tropical Hotel, onde se hospedam as celebridades. É o local dos festejos de fim de ano, como Farol da Barra, em Salvador, ou Copacabana, no Rio. Conheci a praia, tomei banho nas agradáveis águas do Rio Negro.

Para quem conhece a belíssima orla baiana, não é lá grande coisa. Porém, me avisam, no verão (verão deles aqui, de junho a novembro, meses sem chuva e mais quentes), o rio baixa e as praias são bem maiores. Atualmente, as águas do Rio Negro estão subindo, chove todos os dias, alternadamente, chuva, sol, tempo nublado. É inverno, mas todo santo dia a temperatura oscila de 24 a 30, 32 graus.

Comentários

Anônimo disse…
Jadson,
É sempre prazeroso ler os textos sobre suas andanças. Pena que demore tanto, pois acesso diariamente o blog e o texto mais recente é de 8 de janeiro.
Abs,
Benedito Simões