O blog da Petrobras: é proibido se defender?


De Curitiba(PR) – Outro dia ouvi o apresentador do noticiário Fala Brasil, na Record News, falando: “A Coreia do Norte ameaça se defender...” Fiquei intrigado. Combinam estes dois verbos assim? Se o país é ameaçado, ele tem o direito de se defender. É uma coisa natural. Até um criminoso confesso é absolvido quando mata em defesa da própria vida.

É que para a grande imprensa, o natural é que o império estadunidense ameace e os outros países se curvem. E se dá a inversão: a disposição da Coreia do Norte em reagir às agressões se transforma em ameaça. O agredido, ao reagir, vira agressor. A verdade do mais forte é sempre mais verdadeira, como na fábula O Lobo e o Cordeiro, de La Fontaine.

Tais elocubrações me vieram à mente quando li matérias que me foram enviadas pela companheira Mônica Bichara, extraídas do blog de Oldack Miranda (Bahia de Fato), também companheiro de redação lá da Bahia.

ATENTADO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO? - À Petrobras também é sonegado o sagrado direito de se defender, diante das verdades indiscutivelmente verdadeiras da nossa grande mídia. Então, o blog Fatos e Dados, criado por nossa petroleira para se defender das aleivosias, torna-se escândalo nacional, atentado à liberdade de expressão.

(Pergunta-se: liberdade de expressão de quem? Gosto de contar casos quando escrevo, penso que é mais claro do que as argumentações mais eloqüentes: o então barão da imprensa brasileira, Assis Chateaubriand, discutia com seu grande repórter David Nasser sobre como enfocar determinado assunto. Não chegaram a um consenso, houve um impasse. Nasser, a maior estrela dos Diários Associados, cangote grosso, se rebelou: “Só escrevo se for assim. Esta é minha opinião”. O patrão encerrou o papo: “Se você quer ter opinião, compre um jornal”. Se fosse hoje, poderia dizer: “Crie um blog”).

Pois é, bingo! A Petrobras criou um blog, ousou se defender, ousou dar a outra versão dos fatos (a que julga verdadeira), contrariando o pensamento único dos que se consideram donos da verdade. Uma vítima da sanha entreguista das corporações midiáticas resolveu não mais se curvar às mentiras e às meias verdades. Resolveu rebelar-se contra a mendicância das cartas de leitores e dos pedidos de resposta, expedientes facilmente manobrados pela intolerância dos jornalões.

INTERESSES ECONÔMICOS E MANIPULAÇÃO DA INFORMAÇÃO - É um exemplo desesperador, na lógica dos que se alinham com os interesses econômicos estrangeiros. Um exemplo de coragem a ser seguido, na lógica dos que defendem as riquezas nacionais para o povo brasileiro. (Aplausos à direção e aos trabalhadores da empresa, palmas para o seu presidente, o baiano Sérgio Gabrielli, professor de Economia da Universidade Federal da Bahia).

Porque, no fundo, no fundo, trata-se de economia। Interesses econômicos, mesclados com manipulação da informação. É bastante lembrar as imensas reservas de petróleo do pré-sal e a criação da CPI da Petrobras, sob o pretexto de investigar supostas irregularidades. A CPI é iniciativa das mesmas forças que, no tenebroso período de FHC, acabaram com o monopólio estatal de exploração do petróleo e privatizaram parcialmente a Petrobras, sob os aplausos da grande mídia (do PIG – porco, em inglês, Partido da Imprensa Golpista, como diz Paulo Henrique Amorim no seu blog Conversa Afiada).









LULA SEGUE O BOM EXEMPLO – Depois do presidente Lula apanhar barbaridade da grande imprensa, anuncia-se que o Planalto vai lançar também, daqui a um mês, o seu blog. Registro aqui, com satisfação, palavras de Lula, na sexta-feira, dia 26, em Porto Alegre, durante discurso no 10o Fórum Internacional de Software Livre:
“Finalmente este país está tendo o gosto da liberdade de informação. Estamos vivendo um momento revolucionário da humanidade em que a imprensa já não tem o poder que tinha há alguns anos. A informação já não é mais uma coisa seletiva em que os detentores da informação podiam dar golpe de Estado".
Esperamos que o blog ajude a curar a azia do presidente.


Requião versus jornalões

Aqui no Paraná desenrola-se também uma guerra cotidiana entre o governador Roberto Requião e a imprensa (já escrevi sobre isso no blog Mídia Baiana – “Grande mídia versus Requião”). Tal guerra começou - segundo ele sempre comenta na TV Paraná Educativa, sua trincheira de luta mais visível - desde que, no início de seu segundo mandato, em 2003, iniciou a briga para reverter o processo de privatização de empresas do estado, como a Copel (Companhia Paranaense de Energia), que continua estatal.

Iniciou essa briga e muitas outras, visando, como ele explica, anular contratos assinados pelo governo anterior considerados lesivos ao interesse público. Caiu em desgraça entre os meios de comunicação, inclusive os nacionais, onde só aparece em enfoques negativos. Mas, pelo que posso acompanhar, Requião não se curvou. Ao contrário, não só se defende, como constantemente está no ataque.

Toda manhã de terça-feira, ele e sua equipe, ao vivo, estão na Educativa no programa Escola de Governo (os “jornalões”, termo que ele próprio usa, chamam pejorativamente “a escolinha do Requião”), onde são apresentadas as ações governamentais.

PREGAÇÃO CONTRA O NEOLIBERALISMO - É aí que o governador desenvolve uma incansável pregação contra o neoliberalismo, contra os transgênicos, contra os altos pedágios nas estradas herdados de administrações anteriores, contra o desmatamento, em favor da biodiversidade, em favor do software livre, em favor de políticas que priorizem a produção, o emprego e renda, visando o desenvolvimento do mercado interno, e em defesa dos recursos naturais do país, especialmente o petróleo.

A TV Paraná Educativa (pode ser vista por parabólica ou pela Sky, canal 115) tem um programa intitulado Brasil Nação, apresentado por Beto Almeida (presidente da TV Cidade Livre de Brasília - comunitária), no qual, todos os domingos, a partir das 21:30 horas, são debatidos temas polêmicos da atualidade, com amplo espaço para as posições nacionalistas e de esquerda, bem ao contrário do que ocorre com as TVs privadas.

Intelectuais reconhecidamente de esquerda, como o cientista político e ativista social César Benjamin, aparecem constantemente na tela da Educativa, falando sobre a crise do capitalismo. A emissora leva ao ar uma edição em português do noticiário da TV Telesur (Telesul, com sede na Venezuela), às 19:45 horas e 7:30 horas (tais horários são, no entanto, bastante irregulares), com outra visão totalmente diferente do padrão Globo e toda mídia subserviente ao império estadunidense.

É TACHADO DE PERSONALISTA E AUTORITÁRIO - Então, é fácil entender a má vontade da imprensa com o governador, reforçada certamente pelo fato dos principais jornais não faturarem anúncios do estado. É pau todo santo dia. É tachado de personalista e autoritário, alguns colunistas se referem a ele como “o duce”, palavra italiana que significa “líder”, porém tem um sentido pejorativo, pois era o epíteto dado ao líder fascista italiano Benito Mussolini.

Alguns dados para o perfil resumidíssimo de Requião: pertence ao que pode ser considerada a banda boa do saco de gatos que é o PMDB; critica enfaticamente o entreguismo do ex-presidente FHC; demonstra, de modo geral, alinhamento com o presidente Lula; está muito bem como candidato ao Senado, ao contrário do seu candidato na sucessão estadual (seu vice Orlando Pessuti), segundo as pesquisas de opinião.

Falei muito para dizer, finalmente, que a Internet - a arma descoberta em boa hora pela Petrobras e manejada de forma inovadora e eficaz – é utilizada há muito tempo por Requião na briga contra a imprensa, através do sítio (ou site) da Agência de Notícias do Estado do Paraná. O http://www.aenoticias.pr.gov.br/ é incrementado.

Conforme dados apresentados na Escola de Governo pelo presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Vanderlei Iensen, o sítio bate longe, em número de leitores, os jornais de maior circulação do estado – Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná.

Comentários

Mônica Bichara disse…
Valeu, Jadson! Eu queria muito saber sua opinião sobre essa polêmica, p/q vc é um dos profissionais mais éticos e ponderados que conheço. Realmente, para a grande mídia é uma ousadia sem tamanho a empresa querer se defender. E o Mídia Baiana é o espaço correto para esse debate.