Direitos Humanos: Brasil na vanguarda do atraso

No quesito Direitos Humanos, particularmente quanto à punição a torturadores da fase da ditadura, a democracia brasileira está entre as mais atrasadas da América do Sul. É fácil se constatar isso quando se acompanha o noticiário sobre os processos judiciais da Argentina, Uruguai e Chile, mesmo chegando até nós através da “discrição” dos nossos meios de comunicação.

Mas não apenas nestes três países e é isso que quero enfatizar, apontando avanços também no Peru, Bolívia e Paraguai. Especialmente este último, alvo até de piadas, sempre lembrado na hora de se falar de tudo que é ruim ou atrasado (por sinal, soube há poucos dias no blog Fazendo Media, em entrevista de Marina dos Santos, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que o Paraguai é o campeão em nossa região na concentração de terras, o Brasil só perde para ele no particular).

Não é à toa, portanto, que nosso país está, desde a última quinta-feira, dia 20, sentado no banco dos réus da Corte Interamericana de Direitos Humanos, na Organização dos Estados Americanos (OEA), respondendo acusações quanto à impunidade de agentes das Forças Armadas no caso da Guerrilha do Araguaia, no sul do Pará, no período de 1972/75, quando cerca de 70 pessoas, que tentaram desencadear um movimento guerrilheiro na região, foram torturadas e mortas (ou, como se diz, desaparecidas).

A vanguarda do atraso ficou patente na recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que rechaçou o pedido de revisão da Lei da Anistia, em ação de iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ou seja, decidiu que acusados de torturar e matar opositores durante a ditadura não devem ser julgados. Supremo deboche! O relator do processo, ministro Eros Grau, chegou a argumentar usando o “caráter cordial” do brasileiro, famosa tese de Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil. Nosso grande historiador não merece tal companhia.

(Este juiz/ministro Eros Grau é o mesmo que foi relator quando nossa justiça - vai, de propósito, com “j” minúsculo - devolveu o “feudo” chamado Maranhão ao “senhor feudal” chamado José Sarney, um senador que é “dono” de um estado e se dá o luxo de representar um outro, o Amapá, um escândalo que parece não escandalizar nesta nossa república – vai, também, com “r” pequeno).

Ex-ditador da Bolívia está na prisão

Mas voltando ao ponto central deste arrazoado. No Peru, que tem um governo francamente de direita, a Justiça botou na cadeia o ex-presidente Alberto Fujimori, campeão da era do neoliberalismo (vivia de braços dados com nosso FHC nos tempos da privatização e entreguismo). Foi julgado responsável pela morte de dezenas de pessoas em dois massacres ocorridos no início dos anos 90 e condenado a 25 anos de prisão.

Na Bolívia, o último general ditador (1980/81), Luis García Meza, condenado a 30 anos de reclusão, está cumprindo pena em La Paz (mesmo com 81 anos e já doente, continua preso), junto com seu ministro do Interior (responsável pela área da segurança, isto é, da repressão), Luis Arce Gómez. (No Brasil, quem se atreveria a sequer imaginar a possibilidade de mandar um Garrastazu Médici para a cadeia?). No início deste mês, o governo anunciou a detenção do ex-militar Freddy Quiroga Reque, outro participante do sangrento golpe de 1980, que foi condenado também a 30 anos e estava foragido.

O último presidente boliviano do neoliberalismo, Gonzalo Sanchez de Lozada, está respondendo processo, mesmo estando exilado em Miami (EUA), acusado de massacre. Na revolta popular que resultou na sua fuga, em 2003, na chamada Guerra do Gás, foram mortas 67 pessoas e umas 400 feridas.

Até tu, Paraguai!?

Pois é, até o Paraguai está na nossa frente. Em 1999, 10 anos após a queda da ditadura de Stroessner, a Justiça paraguaia, numa decisão até então pioneira na América Latina, condenou a 25 anos de prisão três torturadores e dois dos mandantes no caso do professor Mario Raúl Schaerer Prono, de 23 anos. Em 1976, ele foi preso, torturado e assassinado. Se livraram da punição o ditador, que estava exilado no Brasil, onde morreu em 2006, e seu ministro do Interior, Sabino Montanaro, também fora do país, exilado em Honduras.

Atualmente, há um monumento em Assunção com o nome de Mario Raúl, em homenagem aos que tombaram na luta contra a ditadura. Está na praça vizinha ao Palácio do Governo, rebatizada de Praça dos Desaparecidos. Antes se chamava Praça General Alfredo Stroessner, onde estava a estátua do tirano, que foi feita em padaços, com os quais se construiu outro monumento, um “monumento terrível” (foi como o chamei em artigo que escrevi quando por lá estive, intitulado O ditador despedaçado, postado neste blog em 27/09/09).

Será que a tortura acabou?


E mais um sério agravante: fica parecendo que a tortura no Brasil foi somente na ditadura (ou nas ditaduras, para falar da história dos últimos 80 anos, porque na de Getúlio Vargas, do qual apenas é lembrado o lado bom - o nacionalismo, a defesa dos recursos naturais do país -, a tortura contra opositores, especialmente os comunistas, correu solta). Parece que acabou. Até a campanha/o livro Tortura Nunca Mais, apesar de se tratar de um trabalho importantíssimo, acaba reforçando, sem querer, esta falsa idéia. A tortura realmente acabou, mas somente para nós, classe média, universitários, próximos da elite. Para a MAIORIA, pobres/negros das periferias, a tortura continua nas nossas delegacias de polícia. Sempre existiu, também durante as chamadas democracias, e continua vigente.

Nossas polícias estaduais não só torturam como matam, diariamente, jovens negros e pobres. Os jornais noticiam: “morto ao resistir à prisão” ou “foi ferido na troca de tiros com a polícia e morreu ao ser conduzido ao hospital”. Trata-se de uma política pública de Estado (assim com “E” maiúsculo), não de direito, mas de fato.

Apesar dos avanços inquestionáveis na área social, a Era Lula ficará na história com uma mancha feia quando se falar da impunidade dos torturadores. Nisso estão de mãos dadas a maioria do governo (o ministro Paulo Vannuchi é minoria, junto com Tarso Genro, agora ex-ministro), a maioria do Legislativo, a maioria da Justiça e a totalidade da chamada grande imprensa.

Comentários

Anônimo disse…
Quanto mais vivo e aprendo sobre o Brasil, mais me envergonho. E ainda me perguntam porque não me interesso por copa do mundo...

Fabiano
Oi Grande Jadosn td. bem, esse artigo é seu?
Jadson disse…
Companheiro Rui, claro que é, não entendi bem o porquê da pergunta. Ele está também no blog Fazendo Media: a média que a mídia faz, do Rio de Janeiro. Sugiro reproduzi-lo lá no espaço que vc criou para este trotamundo no Ananindeua Debates, de nosso Belém do Pará.

Querido Fabiano, acho que compreendo sua revolta, mas, pra conciliar um pouco, digo que o Brasil já esteve pior, vamos lutar para que melhore mais. Vamos em frente.
Companheiro, fiz confusão quando li seu email, pensei que era um artigo do blog Fazendo Media, ai quando abrir seu blog, não tinha a fonte, desculpe-me, estarei postando esses dias.
abração
grande jadson.....
sempre muito lúcido em seus comentários. Realmente é revoltante ver que no fim os que assumem o poder acabem se acostumando à fartura e esqueçam daqueles que realmente sofrem na vida: os negros, pobres e sem cultura.
vamos a luta!!!!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
Jadson disse…
É isso aí, companheiro do frio curitibano, vamos em frente. Forte abraço e obrigado pelo "muito lúcido".
Anônimo disse…
Oi Jadson:
Só está faltando Cuba.Eu espero que Fidel Castro,Raúl,e muitos outros sejam punidos por maltratar,torturar,e assassinar a muitos cubanos.Deus mediante,responderão ante tribunais internacionais por não respeitar os direitos humanos e as liberdades básicas dos cubanos,por mais de 50 anos
Jadson disse…
Meu caro anônimo, é gozação ou manifestação explícita de desinformação?
Quem está na pior situação pela América do Sul, na área direitos humanos/democracia, certamente é a Colômbia.
Quanto à Cuba, tão avacalhada por nossa chamada grande imprensa, tem problemas quanto à democracia, convivência com a pluralidade de opiniões, só tem imprensa oficial do Estado, etc, são questões que se deve discutir criteriosamente.
Quanto aos direitos humanos, Cuba dá de 10 a 0 em qualquer país da América Latina: todas as crianças na escola de graça, adultos também têm escola de graça, saúde de graça, moradia, o básico pra comer, além de não ter analfabeto, criminalidade violenta baixíssima, problema das drogas sob controle.
Para os mais pobres, lá é um paraíso.
Tortura em Cuba nos últimos 50 anos? Nunca ouvi falar de nenhum caso.
Anônimo disse…
Oi Jadson:

Embora tem mais de um mês que você me respondeu, eu vou lhe falar sobre Cuba, os direitos humanos, e os assassinatos na ilha.
Meu comentário não foi gozação, nem manifestação de desinformação.
Eu entendo a razão por a qual você não conhece das torturas, maltratos e assassinatos que são praticados em Cuba. Lá existe um governo totalitário, e jamais a imprensa publicará atos de descrédito ao governo, porque não existe liberdade de expressão. Eu já falei para o Frei Betto, agora falo para você também. É precisso saber a verdade sobre Cuba para depois escrever sobre esse país sem se deixar levar por a paixão dos sonhos dos anos 60. Fazer uma viagem a Cuba e não conhecer o que vedadeiramente acontece na ilha é uma pena. Saiba que Cuba tem sido condenada muitas vezes na ONU por não respeitar os direitos humanos.Também por Amnistia Internacional, e por o Parlamento Europeio. Os própios cubanos que tem sido vítimas de torturas, denunciam frequentemente a violação dos direitos humanos na ilha. São praticadas torturas tanto fisicas como psicológicas. Não são noticias novas as condenas a Cuba Jadson. Hoje vocês podem ver nas condições que se encontram muitos presos políticos que tem sido liberados.
Quando você disse que nunca ouviu falar de ninhum caso de tortura nem assassinato na ilha, você demonstra que não conheçe a realidade cubana. Eu tenho escrito no seu blog grande parte dessa realidade, mas parece que foi o meu último comentário o mais importante para você, pois você me respondeu. Eu conheço muito sobre Cuba Jadson, o que eu escrevo não é mentira, falo com muita seriedade e emoção sobre Cuba porque minha nacionalidade é cubana e lógicamente não precisso da influência da imprensa brasileira para falar sobre minha terra. Sabe Jadson, quando as pessoas da esquerda se encontram com pessoas que pensam de forma diferente a eles, culpam a imprensa, aos USA, ao consumismo.Ter um criterio contrário é um sinal de ignorância, e falsedade?

Antes de continuar meu comentário devo lhe dizer que a foto que aparece no seu artigo “Como fazer a cabeça do povo”, não é a sede do governo cubano.

Você pertence à geração dos anos 60, que sonhavam um Brasil como a Cuba de Fidel Castro e ainda acha que tudo é maravilhoso na ilha.Jadson o socialismo cubano não deu certo, não deu mesmo. É uma utopia. Fidel Castro colocou a Cuba na miseria, nada funciona bem no país. Acredite.
Anônimo disse…
Oi Jadson:

Embora tem mais de um mês que você me respondeu, eu vou lhe falar sobre Cuba, os direitos humanos, e os assassinatos na ilha.
Meu comentário não foi gozação, nem manifestação de desinformação.
Eu entendo a razão por a qual você não conhece das torturas, maltratos e assassinatos que são praticados em Cuba. Lá existe um governo totalitário, e jamais a imprensa publicará atos de descrédito ao governo, porque não existe liberdade de expressão. Eu já falei para o Frei Betto, agora falo para você também. É precisso saber a verdade sobre Cuba para depois escrever sobre esse país sem se deixar levar por a paixão dos sonhos dos anos 60. Fazer uma viagem a Cuba e não conhecer o que vedadeiramente acontece na ilha é uma pena. Saiba que Cuba tem sido condenada muitas vezes na ONU por não respeitar os direitos humanos.Também por Amnistia Internacional, e por o Parlamento Europeio. Os própios cubanos que tem sido vítimas de torturas, denunciam frequentemente a violação dos direitos humanos na ilha. São praticadas torturas tanto fisicas como psicológicas. Não são noticias novas as condenas a Cuba Jadson. Hoje vocês podem ver nas condições que se encontram muitos presos políticos que tem sido liberados.
Quando você disse que nunca ouviu falar de ninhum caso de tortura nem assassinato na ilha, você demonstra que não conheçe a realidade cubana. Eu tenho escrito no seu blog grande parte dessa realidade, mas parece que foi o meu último comentário o mais importante para você, pois você me respondeu. Eu conheço muito sobre Cuba Jadson, o que eu escrevo não é mentira, falo com muita seriedade e emoção sobre Cuba porque minha nacionalidade é cubana e lógicamente não precisso da influência da imprensa brasileira para falar sobre minha terra. Sabe Jadson, quando as pessoas da esquerda se encontram com pessoas que pensam de forma diferente a eles, culpam a imprensa, aos USA, ao consumismo.Ter um criterio contrário é um sinal de ignorância, e falsedade?

Antes de continuar meu comentário devo lhe dizer que a foto que aparece no seu artigo “Como fazer a cabeça do povo”, não é a sede do governo cubano.

Você pertence à geração dos anos 60, que sonhavam um Brasil como a Cuba de Fidel Castro e ainda acha que tudo é maravilhoso na ilha.Jadson o socialismo cubano não deu certo, não deu mesmo. É uma utopia. Fidel Castro colocou a Cuba na miseria, nada funciona bem no país. Acredite.
Anônimo disse…
Oi Jadson:

Embora tem mais de um mês que você me respondeu, eu vou lhe falar sobre Cuba, os direitos humanos, e os assassinatos na ilha.
Meu comentário não foi gozação, nem manifestação de desinformação.
Eu entendo a razão por a qual você não conhece das torturas, maltratos e assassinatos que são praticados em Cuba. Lá existe um governo totalitário, e jamais a imprensa publicará atos de descrédito ao governo, porque não existe liberdade de expressão. Eu já falei para o Frei Betto, agora falo para você também. É precisso saber a verdade sobre Cuba para depois escrever sobre esse país sem se deixar levar por a paixão dos sonhos dos anos 60. Fazer uma viagem a Cuba e não conhecer o que vedadeiramente acontece na ilha é uma pena. Saiba que Cuba tem sido condenada muitas vezes na ONU por não respeitar os direitos humanos.Também por Amnistia Internacional, e por o Parlamento Europeio. Os própios cubanos que tem sido vítimas de torturas, denunciam frequentemente a violação dos direitos humanos na ilha. São praticadas torturas tanto fisicas como psicológicas. Não são noticias novas as condenas a Cuba Jadson. Hoje vocês podem ver nas condições que se encontram muitos presos políticos que tem sido liberados.
Quando você disse que nunca ouviu falar de ninhum caso de tortura nem assassinato na ilha, você demonstra que não conheçe a realidade cubana. Eu tenho escrito no seu blog grande parte dessa realidade, mas parece que foi o meu último comentário o mais importante para você, pois você me respondeu. Eu conheço muito sobre Cuba Jadson, o que eu escrevo não é mentira, falo com muita seriedade e emoção sobre Cuba porque minha nacionalidade é cubana e lógicamente não precisso da influência da imprensa brasileira para falar sobre minha terra. Sabe Jadson, quando as pessoas da esquerda se encontram com pessoas que pensam de forma diferente a eles, culpam a imprensa, aos USA, ao consumismo.Ter um criterio contrário é um sinal de ignorância, e falsedade?

Antes de continuar meu comentário devo lhe dizer que a foto que aparece no seu artigo “Como fazer a cabeça do povo”, não é a sede do governo cubano.

Você pertence à geração dos anos 60, que sonhavam um Brasil como a Cuba de Fidel Castro e ainda acha que tudo é maravilhoso na ilha.Jadson o socialismo cubano não deu certo, não deu mesmo. É uma utopia. Fidel Castro colocou a Cuba na miseria, nada funciona bem no país. Acredite.
Anônimo disse…
Em Cuba se importa o 80% dos produtos que são consumidos. Só são produzidos um 20%. Como pode acontecer isso em um país onde a agricultura é o mais importante?.

O povo cubano foi enganado sempre.Fidel lhe disse ao povo que o país não sería comunista, ele não era comunista. Mas para ter o poder absoluto do país, aceitou o apoio da Rusia e virou comunista.Traiu aos companheiros de luta que lutaram por ter um país democrata, com eleições livres.Para se manter no poder, Fidel Castro eliminou a todos aqueles que não concordavam com ele, fez desaparecer a Camilo Cienfuegos, entre outros muitos.Outros companheiros, como o comandante Huber Matos, ficaram 20 anos na prissão. Quem não concordasse com Fidel Castro, estava condenado e até hoje acontece.
Os funcionários do governo mandam seus dirigentes gritar nas manifestações contra a dissidencia frases como”: As ruas são de Fidel” como se Fidel tivesse comprado as ruas de Cuba.
Muitas das coisas que você conhece de Cuba estão nos livros. O que você viveu em Cuba não foi suficiente para você perceber a realidade. Acho que um encontro com a dissidencia cubana, essa que hoje está em efervescência tivesse sido muito útil na sua viagem. Hoje você teria muito material sobre as torturas, maltratos e assassinatos em Cuba, assim como também teria muito material sobre o uso das drogas, a verdadera situacão da moradia em Cuba, dos hospitais, da prostitução infantil e dos turistas pedófilos que viajam a Cuba na procura do sexo barato. Teria informação sobre a humilhação de mulheres cubanas universitárias e professionais que tem que se prostituir para alimentar aos filhos, você teria material para mostrar a corrupção dos policiais, você teria material para mostrar as denuncias dos grupos dos direitos humanos na ilha sobre a represão e os abusos policiais.
Lhe informo que um dos movimentos dissidentes que existem em Cuba chama-se Comisión de Derechos Humanos y Reconciliación Nacional, cujo objetivo é denunciar os abusos, e maus tratos que sofrem os cubanos na ilha.

Cuba não é ninhum paraiso para os cubanos, isso NÃO É VERDADE Jadson. Os cubanos sofrem diariamente ante as carências e necessidades que existem. O pensamento diario dos cubanos é “ o que vou comer hoje”?. Todos os cubanos são pobres, por culpa do governo que não permite a iniciativa privada.E até a situacão da fome em Cuba é vista como um arma que usa o governo, pois quando tem fome, as pessoas só pensam em satisfazer ao estômago.Por gentileza, podem assistir no youtube.com
Anônimo disse…
“Cuba-miseria de un pueblo”
“Cuba-habla el pueblo cubano en la isla”
“La realidad de Cuba hoy”.
São videos sobre Cuba, para as pessoas interessadas em conhecer a verdadeira situacão do povo cubano. Muitos dos videos são gravados através dos telefones celulares, graças à tecnología o mundo está conhecendo melhor a situacão na ilha.
Graças a divisão da familia, outra situacão provocada por o governo, os cubanos que moram no exterior enviam ajuda frequentemente aos familiares. Dinheiro, alimentos, medicamentos, lampadas de luz, baldes, basouras, torneras, sabonetes, sabão em pó, tudo.Os cubanos são vestidos e alimentados por os familiares que moram no exterior. Quando recebem dinheiro, muitas vezes as lojas de CUC estão sem produtos, e embora existe o mercado negro, os produtos são muito caros, incluso nos mercados estatais nos quais um amigo comprou 4 pimentos por 30.00 pesos. Uma loucura.
Os ricos, Fidel e Raúl Castro, são donos de varias casas luxosas.Se alimentam de langostas, carne de boi, mariscos, e outros alimentos prohibidos para o povo.Eles e os filhos tem varios carros, e vão de ferias a caçar , vivem sem preocupacões, viajam por o mundo todo. E o povo na miseria por a teimosia de um sem vergonha que sempre esteve interessado no poder, e jamais no seu povo.

Cuba não dá 10 a 0 em direitos humanos Jadson, por amor de Deus.Você não tem ideia do que está dizendo. Em Cuba se fazem barbaridades. Você não assistiu os vídeos das Damas de Blanco nos meses de fevereiro até maio?. Por gentileza, podem assistir no youtube.com:
“Ignominia a las Damas de Blanco”
“DAMAS DE BLANCO CUBA Policías cubanos apalean y encierran a mas de 30 Damas de Blanco”
“Las torturas de Castro”

É verdade que a escola é de graça, mas as criancas são adoutrinadas o tempo tudo. Elas tem que repetir as frases revolucionárias, seguir ao governo, fazer o que o governo manda e não o que querem fazer, recebem a historia do país cheia de mentiras. E quem está contra do governo, e realiza atividades na oposição não pode estudar
Anônimo disse…
A saúde pública é gratuita. Nestos momentos está horrível a situacão dos hospitais, todos sujos, em más condições. Os quartos dos hospitais não tem lençóis,( os doentes tem que levar os lençóis de suas casas); não tem agua, os banheiros estão nojentos, a alimentação é terrível.
Se você como turista precissa se tratar,você e atendido num hospital diferente, limpo, organizado, quartos maravilhosos, com ar condicionado e um excelente atendimento, com todos os medicamentos que você precissa e uma alimentação especial. Os cidadões cubanos tem que suportar essas humilhacões do governo. Os estrangeiros recebem um tratamento melhor do que os própios cubanos. Por gentileza, assistam no youtube.com:
“Cuba hospitales(Hijas de Galicias,Luyano)”
“Maria Elvira y las fotos de Mazorra”
“Em Cuba se discrimina a los cubanos”.

Moradia?. Jadson me desculpe, mas você esta completamente por fora sobre Cuba. Como um homem sonhador, você imagina uma Cuba que não existe. A situacão da moradia em Cuba é terrível, sempre tem sido. O governo não tem sido capaz de solucionar a situacão. Imagine que o único bairro novo feito durante a revolução na Havana, chama-se Alamar, hoje é um desastre por a falta de manutenção.
A Havana esta caíndo aos pedaços, e o governo não se importa. Toda ves que cae um predio, o governo constroi no lugar um parque, e assim a gente observa uma Havana cheia de parques. Se a situacão continua assim Havana terá mais parques do que a cidade de Holguin, famosa por a quantidades de parques que tem.
Jadson, você viveu em Cuba durante 8 meses. Você não percebeu a situacão da moradia dos cubanos?. Os cubanos vivem em péssimas condições, paredes com buracos, falta de pinturas, predios que dam medo porque podem caer em qualquer momento. As casas estão feias, e na extrema pobreza. As causas?. O governo, que é o dono(não existe propiedade privada) não da manutenção, não vende materiais a preçõs baratos para que as pessoas consertem as casas, o governo não se importa com as condições de vida do povo. Os dirigentes da revolução moram em casas maravilhosas, se alimentam bem, não tem carências. O governo tem outras prioridades que atender como a exportação de revoluções e justificar seus erros culpando aos USA.
E tem mais, existem problemas familiares pois em uma mesma casa você encontra 3 ou 4 gerações de pessoas morando juntas, mesmo que essa casa
Anônimo disse…
A saúde pública é gratuita. Nestos momentos está horrível a situacão dos hospitais, todos sujos, em más condições. Os quartos dos hospitais não tem lençóis,( os doentes tem que levar os lençóis de suas casas); não tem agua, os banheiros estão nojentos, a alimentação é terrível.
Se você como turista precissa se tratar,você e atendido num hospital diferente, limpo, organizado, quartos maravilhosos, com ar condicionado e um excelente atendimento, com todos os medicamentos que você precissa e uma alimentação especial. Os cidadões cubanos tem que suportar essas humilhacões do governo. Os estrangeiros recebem um tratamento melhor do que os própios cubanos. Por gentileza, assistam no youtube.com:
“Cuba hospitales(Hijas de Galicias,Luyano)”
“Maria Elvira y las fotos de Mazorra”
“Em Cuba se discrimina a los cubanos”.

Moradia?. Jadson me desculpe, mas você esta completamente por fora sobre Cuba. Como um homem sonhador, você imagina uma Cuba que não existe. A situacão da moradia em Cuba é terrível, sempre tem sido. O governo não tem sido capaz de solucionar a situacão. Imagine que o único bairro novo feito durante a revolução na Havana, chama-se Alamar, hoje é um desastre por a falta de manutenção.
A Havana esta caíndo aos pedaços, e o governo não se importa. Toda ves que cae um predio, o governo constroi no lugar um parque, e assim a gente observa uma Havana cheia de parques. Se a situacão continua assim Havana terá mais parques do que a cidade de Holguin, famosa por a quantidades de parques que tem.
Jadson, você viveu em Cuba durante 8 meses. Você não percebeu a situacão da moradia dos cubanos?. Os cubanos vivem em péssimas condições, paredes com buracos, falta de pinturas, predios que dam medo porque podem caer em qualquer momento. As casas estão feias, e na extrema pobreza. As causas?. O governo, que é o dono(não existe propiedade privada) não da manutenção, não vende materiais a preçõs baratos para que as pessoas consertem as casas, o governo não se importa com as condições de vida do povo. Os dirigentes da revolução moram em casas maravilhosas, se alimentam bem, não tem carências. O governo tem outras prioridades que atender como a exportação de revoluções e justificar seus erros culpando aos USA.
E tem mais, existem problemas familiares pois em uma mesma casa você encontra 3 ou 4 gerações de pessoas morando juntas, mesmo que essa casa
Anônimo disse…
somente tenha um quarto. Assim você encontra que os pais não tem privacidade. Por gentileza, podem assistir no youtube.com
“La vivienda en Cuba-Antunez”
“Cuba, grave situación de viviendas 1 parte”
“Cuba, grave situación de vivendas 2 parte”
“Cuba-escasez de viviendas”

O básico para comer Jadson?.Olha, em Cuba tem muita fome, muita mesma. Não tem alimentos na ilha. Os cubanos ganham um salário miserável. Hoje por exemplo o governo não tem arroz para vender ao povo. E outra coisa, os produtos que o governo cubano vende ao povo são uma miséria, não dá nem para duas semanas, mas são para um mes. Os produtos são: 5 ou 6 libras de arroz, meia libra de feijão preto ou mulatinho, 3 libras de açúcar blanca, 3 libras de açúcar preta, 6 ovos, meia libra de carne moída, meia libra de óleo, um pouco de sal, e um pão diario.Parece que se entenda melhor,um kg tem 2.2 libras. Parece que Cuba está em guerra, e tem sido assim desde o começo da revolução. As crianças quando fazem 7 anos, perdem o direito de beber o leite.
Para os velhinhos a alimentação é a mesma que para toda a população. Tem fome em Cuba, e falta de abastecimento.
Nos hotéis, o turista encontra todas as proteínas que os cubanos não tem nas suas mesas. É uma vergonha, e uma humilhação para o povo cubano.
Por gentileza, podem assitir no youtube.com
“Crisis alimentária en Cuba parte 1”
“Crisis alimentária en Cuba parte 2”

Cuba não tem analfabetos, é verdade. É por isso que os cubanos sabem diferenciar bem as coisas ruins das coisas boas.

Tem drogas em Cuba sim, e não estão sob controle Jadson. Muitos cubanos preferem beber para não pensar. Além do álcool, os cubanos consomem marconha e também cocaína. É só procurar, que você acha as drogas em Cuba. Podem assistir alguns vídeos no youtube.com
“Maria Elvira Live, venta de droga en Cuba y prostitución” “Prostitución en Cuba. Parte 1”
“Prostitución en Cuba. Parte 2”.

A criminalidade é baixa, mas tem assaltos.
Anônimo disse…
Existe muita carência, as pessoas estão cansadas da situacão, com fome, sem roupas, sapatos, sem saber como alimentar aos filhos, ou como resolver uma peça para a televisão ou a geladeira que quebrou, ou como ter dinheiro para comprar uma basoura, que custa 50.00 M.N (moeda nacional), ou como resolver o leite para alimentar aos avós que estão doentes. Os cubanos estão sempre pensando como resolver dinheiro para alimentarse, e quando tem dinheiro, então pensam como resolver um pouco de comida. Essa é a vida dos cubanos, baixo uma forte repressão do governo que usa a força com qualquer pessoa que não concorde com o que está acontecendo e expresse suas opiniões.O povo vive com muito medo. Se queixar da situacão significa estar contra a revolução e prissão para qualquer pessoa.

Torturas?. Jadson você não ouviu falar de tortura em Cuba nos últimos 51 anos?.Caro Jadson,você não ouviu falar sobre o acontecido há uns meses com as Damas de Blanco?.Você não viu as imagens?. Foi a primeira ves que o mundo viu o que era capaz de fazer o governo cubano, graças a tecnología, essa que Fidel Castro jamais quis que o povo tivesse. Hoje, os vídeos com os maus tratos a mulheres indefensas tem sido vistos por muitas pessoas no mundo, e até aqueles que sempre defenderam ao governo, se solidarizaram com o povo cubano. Entre eles o diretor de cinema espanhol Pedro Almodóvar, a atriz espanhola Ana Belén, o cantor espanhol Victor Manuel, o escritor peruano Mario Vargas Llosa e muitas outras celebriadades. Eles apoiam a dissidencia e a luta por a libedade e não acreditam no governo abusador, e totalitário dos irmaos Castro. Exemplos de pessoas torturadas há muitos, desde que os revolucionários tomaram o poder na ilha fusilaram e torturaram a todos os opositores sem fazer um juízo decente. Um dos protagonistas destes fusilamentos foi o médico Ernesto Che Guevara, que virou um ídolo em Latinoamérica, mas foi conhecido como um dos verdugos nos fusilamentos em Cuba.
Podem assistir no youtube.com
“Cuba. Muere asesinado Orlando Zapata Tamayo. Preso de Conciencia”
“Muere un preso político cubano tras pasar 85 días en huelga de hambre, testimonio de la madre
”Un ejemplo de abuso policial en Cuba”
“CUBA Madre anciana y prisionero político en huelga de hambre”

Muitos companheiros de Fidel Castro,que perceberam que a Revolução seguia um rumo diferente, quando falaram que não concordavam com o que estava acontecendo, foram levados a prissão a cumprir longas condenas
Anônimo disse…
Existe muita carência, as pessoas estão cansadas da situacão, com fome, sem roupas, sapatos, sem saber como alimentar aos filhos, ou como resolver uma peça para a televisão ou a geladeira que quebrou, ou como ter dinheiro para comprar uma basoura, que custa 50.00 M.N (moeda nacional), ou como resolver o leite para alimentar aos avós que estão doentes. Os cubanos estão sempre pensando como resolver dinheiro para alimentarse, e quando tem dinheiro, então pensam como resolver um pouco de comida. Essa é a vida dos cubanos, baixo uma forte repressão do governo que usa a força com qualquer pessoa que não concorde com o que está acontecendo e expresse suas opiniões.O povo vive com muito medo. Se queixar da situacão significa estar contra a revolução e prissão para qualquer pessoa.

Torturas?. Jadson você não ouviu falar de tortura em Cuba nos últimos 51 anos?.Caro Jadson,você não ouviu falar sobre o acontecido há uns meses com as Damas de Blanco?.Você não viu as imagens?. Foi a primeira ves que o mundo viu o que era capaz de fazer o governo cubano, graças a tecnología, essa que Fidel Castro jamais quis que o povo tivesse. Hoje, os vídeos com os maus tratos a mulheres indefensas tem sido vistos por muitas pessoas no mundo, e até aqueles que sempre defenderam ao governo, se solidarizaram com o povo cubano. Entre eles o diretor de cinema espanhol Pedro Almodóvar, a atriz espanhola Ana Belén, o cantor espanhol Victor Manuel, o escritor peruano Mario Vargas Llosa e muitas outras celebriadades. Eles apoiam a dissidencia e a luta por a libedade e não acreditam no governo abusador, e totalitário dos irmaos Castro. Exemplos de pessoas torturadas há muitos, desde que os revolucionários tomaram o poder na ilha fusilaram e torturaram a todos os opositores sem fazer um juízo decente. Um dos protagonistas destes fusilamentos foi o médico Ernesto Che Guevara, que virou um ídolo em Latinoamérica, mas foi conhecido como um dos verdugos nos fusilamentos em Cuba.
Podem assistir no youtube.com
“Cuba. Muere asesinado Orlando Zapata Tamayo. Preso de Conciencia”
“Muere un preso político cubano tras pasar 85 días en huelga de hambre, testimonio de la madre
”Un ejemplo de abuso policial en Cuba”
“CUBA Madre anciana y prisionero político en huelga de hambre”

Muitos companheiros de Fidel Castro,que perceberam que a Revolução seguia um rumo diferente, quando falaram que não concordavam com o que estava acontecendo, foram levados a prissão a cumprir longas condenas
Anônimo disse…
como o comandante da Revolução Huber Matos, Gustavo Arcos Bernes, entre outros.
Camilo Cienfuegos (comandante preferido do povo) , desapareceu misteriosamente no mar.
Desde os anos 90 a dissidencia em Cuba ganhou força devido as mudanças na Europa do Leste. No ano 2003, 75 jornalistas independentes como você Jadson, foram levados à prissão e torturados por assinar o projeto Varela, o qual pede um plebiscito em Cuba. As Damas de Blanco são as esposas, filhas, mães destes jormalistas. Entre eles estã o médico Oscar Elias Biscet, condenado a 25 anos só por ser dissidente.
Existe outro médico, Darci Ferrer quem foi liberado há uns dias.
Orlando Zapata Tamayo, quem morreu em fevereiro depois de uma greve de fome, foi torturado e sometido a uma greve de sede durante 18 dias.
Todos os presos políticos em Cuba são sometidos a torturas Jadson. O psicólogo e jornalista independente Guillermo Fariñas, quem terminou uma greve de fome de 135 dias na qual pedía ao governo a libertação de 26 presos políticos que estão doentes, também foi torturado as 3 vezes que esteve preso.
Outro ex preso político torturado e em perigo nestes momentos é Ariel Sigler Amaya, outro jornalista que no ano 2003 foi condenado a 20 anos, e que não recebeu atenção médica rápida na prissão quando ficou doente. Ariel Sigler Amaya era um homem de 90 kgs de peso corporal, forte, esportista, campeão de boxe e saudável. Hoje Ariel é um homem destruído por as torturas, os maus tratos, a má alimentação na prissão, e as doenças que pegou lá.
Tem umas semanas que Ariel foi liberado devido á pressão da greve de fome de Fariñas, a pressão internacional, e da igreja cubana. O governo pouco se interessa por a vida dos dissidentes.
No youtube.com

“Testimonios de familiares del prisionero de conciencia cubano Ariel Sigler Amaya 3ra Parte”

“Miguel Sigler Amaya, hermano de Ariel Sigler Amaya pide ayuda para salvar la vida de su hermano”

“Excarcelado Ariel Sigler, Preso Político”
Anônimo disse…
Jadson, para você e para outras pessoas interessadas no assunto Cuba, lhe ofereço algumas formas de conhecer mais sobre essa ilha.
O jornalista espanhol Vicente Botin publicou um livro chamado “Los funerales de Castro”, e recentemente outro livro chamado “Raúl Castro: a pulga que cabalgó el tigre”. Vicente Botín trabalhou durante 38 anos na Televisão Espanhola em programas como Informe Semanal e En Portal. Ele conhece muito bem América do Sul. Ele é o autor de mais de uma centena de reportagens na região. No ano 1999 trabalhou como jornalista na TV na Argentina e outros países de América do Sul. Desde janeiro de 2005 até outubro de 2008, ocupou o mesma função na Havana, desde onde, entre outros acontecimentos, informou da doença de Fidel Castro e o nome do irmao Raúl para lhe substituir .De sua experiência na ilha caribenha, escreveu o livro “Los funerales de Castro”, um retrato crítico da revolução e das terríveis condições de vida dos cubanos depois de meio século de ditadura.

A senhora Juanita Castro, irma de Fidel e Raúl Castro escreveu um libro que foi publicado em outubro passado chamado "Fidel y Raúl, mis hermanos:La historia Secreta”, no qual fala da familia dos Castro, e do comportamento de Fidel Castro.

Uma das melhores médicas cubanas, e ex diretora do Centro Internacional de Restauração Neurológica(CIREN), a senhora Hilda Molina, foi sequestrada por Fidel Castro, quem não lhe permitia viajar para se reunir com a familia na Argentina.Fidel falou para a médica que seu cérebro era propiedade da revolução.
Hilda Molina escreveu um livro chamado “Mi Verdad” no qual fala da revolução cubana e sua decepção com a mesma.

As pessoas interessadas em saber mais sobre Cuba podem pesquisar sobre Carlos Alberto Montaner, escritor e jornalista cubano.

Existe uma campanha de identificação das pessoas que estão maltratando aos dissidentes cubanos. A ideia é levar elas em um futuro aos tribunais para que paguem por os maus tratos, abusos e torturas aos cubanos, como mesmo aconteceu na Argentina e outros países que foram vítimas de ditaduras.
Para ver informacões sobre a campanha de identificacão de aqueles que agredem aos dissidentes, podem assitir no youtube:
“Los Rostros de los represores en Cuba, campaña en Miami ’’
Anônimo disse…
Jadson, para você e para outras pessoas interessadas no assunto Cuba, lhe ofereço algumas formas de conhecer mais sobre essa ilha.
O jornalista espanhol Vicente Botin publicou um livro chamado “Los funerales de Castro”, e recentemente outro livro chamado “Raúl Castro: a pulga que cabalgó el tigre”. Vicente Botín trabalhou durante 38 anos na Televisão Espanhola em programas como Informe Semanal e En Portal. Ele conhece muito bem América do Sul. Ele é o autor de mais de uma centena de reportagens na região. No ano 1999 trabalhou como jornalista na TV na Argentina e outros países de América do Sul. Desde janeiro de 2005 até outubro de 2008, ocupou o mesma função na Havana, desde onde, entre outros acontecimentos, informou da doença de Fidel Castro e o nome do irmao Raúl para lhe substituir .De sua experiência na ilha caribenha, escreveu o livro “Los funerales de Castro”, um retrato crítico da revolução e das terríveis condições de vida dos cubanos depois de meio século de ditadura.

A senhora Juanita Castro, irma de Fidel e Raúl Castro escreveu um libro que foi publicado em outubro passado chamado "Fidel y Raúl, mis hermanos:La historia Secreta”, no qual fala da familia dos Castro, e do comportamento de Fidel Castro.

Uma das melhores médicas cubanas, e ex diretora do Centro Internacional de Restauração Neurológica(CIREN), a senhora Hilda Molina, foi sequestrada por Fidel Castro, quem não lhe permitia viajar para se reunir com a familia na Argentina.Fidel falou para a médica que seu cérebro era propiedade da revolução.
Hilda Molina escreveu um livro chamado “Mi Verdad” no qual fala da revolução cubana e sua decepção com a mesma.

As pessoas interessadas em saber mais sobre Cuba podem pesquisar sobre Carlos Alberto Montaner, escritor e jornalista cubano.

Existe uma campanha de identificação das pessoas que estão maltratando aos dissidentes cubanos. A ideia é levar elas em um futuro aos tribunais para que paguem por os maus tratos, abusos e torturas aos cubanos, como mesmo aconteceu na Argentina e outros países que foram vítimas de ditaduras.
Para ver informacões sobre a campanha de identificacão de aqueles que agredem aos dissidentes, podem assitir no youtube:
“Los Rostros de los represores en Cuba, campaña en Miami ’’
Anônimo disse…
“Los Rostros de los represores en Cuba, parte 2”

Igual que na antiga Europa do Leste, o socialismo em Cuba é um FRACASSO. A economia, a sociedade, TUDO ESTÁ DESTRUÍDO. O país governado por mais do 90 porcento de pessoas com 80 anos, ou mais.
Hoje Cuba está muito pior que em 1959 quando chegou a Revolução, até a industria açucareira é reconhecida como a pior desde 1910. A Revolução só tem deixado destrução, pobreza, repressão, injustiças, falta de liberdades, fome, torturas, infinidades de presos políticos, abuso de poder, divisão de familias, tristezas, dor. Até as glorias cubanas do esporte hoje vivem na mais absoluta miséria.
LIBERDADE PARA OS CUBANOS !