O PRESIDENTE DA FIESP QUE VIROU SOCIALISTA

De São Paulo (SP) – (Tremenda dúvida na hora de botar o título deste artigo. Poderia ser: DE COMO ESSES NOSSOS PARTIDOS MATAM A GENTE DE RISO E DE VERGONHA. Dedicado ao meu melhor amigo Militão).

Vinha eu andando pela Avenida Paulista, como o faço sempre desde que ando na imensidão paulistana, quando minhas vistas se batem num cartaz com a cara do Skaf, aquele expressivo nariz de águia: “Preste atenção nesse cara – Coligação preste atenção São Paulo”. E a sigla PSB. Não só prestei atenção. Me aproximei para decifrar as letras menores. Será este PSB o que estou pensando?

Pois era mesmo: Paulo Skaf, presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a poderosa Fiesp, que congrega os maiorais do capitalismo industrial brasileiro, é candidato a governador por um partido chamado Partido Socialista Brasileiro. Vai ser socialista assim lá na China, pensei entre surpreso e divertido.

Depois, como sempre, a gente vai se acostumando. Vejo-o sempre por aí nos folhetos e cartazes pedindo nossa atenção e na propaganda da TV, com sua natural desenvoltura (não vou dizer cara-de-pau porque sou uma pessoa naturalmente respeitosa). Outro dia ele contou na TV, mais ou menos assim: “Estava conversando com o Lula e ele me disse: ‘Oh Skaf, você vive falando mal dos políticos, por que você não entra também na política pra melhorar as coisas?’ Pois então, resolvi ser candidato”.

Este encontro com o mais novo “socialista” desta querida terra que chamamos Brasil me lembrou outro acontecido. Um dia comentei com Irênio Filho, antigo e querido companheiro de militância do PC do B (Partido Comunista do Brasil), da já longínqua década de 70, que nosso conhecido Fulano de Tal tinha sido candidato a prefeito do seu município (seu, de Irênio e do Fulano), lá do interior da Bahia, pelo PC do B.

O companheiro “César” (como Irênio era conhecido nas nossas conspirações clandestinas) ficou assim de boca aberta, “foi mesmo?”, eu confirmei, e ele teve um ataque de riso. Explicando: o Fulano (não quero ser indelicado citando o nome) já tinha sido prefeito algumas vezes e tornou-se, na verdade, um pequeno coronel do lugar, com direito a passagem pelos partidos da ditadura, se não foi do tempo da Arena, foi do PDS, PFL e etc, aportando agora no PC do B. Novos tempos, novas estratégias, diriam.

Comentários

Anônimo disse…
Vc está cada dia melhor,o clima da Paulicéia Desvairada está lhe inspirando. Falando nos estranho da política temos aqui aquele que era carne e unha com ACM hoje elogia Lula só vendo que gracinha.
Como diria nosso saudoso Irece "assim como são as pessoas são as criaturas"
Bj
Heny
genial como sempre.
abraços Companheiro!!
Anônimo disse…
O socialismo dele deve ser bastante mitigado. Ex.: precisamos melhorar as condições de vida da população para que ela se torne consumidora mais capaz de contribuir com o sistema.