FAMOSOS E OUTROS NEM TANTO NA ELEIÇÃO PAULISTA

Salete Campari
De São Paulo (SP) – Na esteira de Tiririca, “pior que tá não fica” (nota aqui no meu blog postada no último dia 11), vai aí um levantamento dos candidatos nas eleições paulistas que tentam pescar votos valendo-se da fama e sucesso colhidos em outros ramos, especialmente os artistas (nos dois sentidos).

Na verdade, não é um fenômeno novo. Em todas as eleições há sempre uma parcela do eleitorado que está mais para o deboche (pelo menos em se tratando da maioria dos famosos), diante do descompromisso de grande parcela dos candidatos com os interesses do povo, diante da despolitização geral e diante do festival de promessas.

A gente termina não segurando o riso quando aparece na tela da TV gente como Paulo Maluf, que pretende, apesar de pendurado no Ficha Limpa (ou Suja), continuar na Câmara Federal. Ele aparece repetidas vezes no espaço do seu PP, com aquele timbre de voz inconfundível, dizendo coisas como: “Você sabe, já fiz muito por São Paulo e vou fazer muito mais...”

“Meu nome é Enéas” virou “Meu nome é Luciana”

Kiko do KLB e Leandro do KLB
Bem, minha relação está concentrada mais nos candidatos a deputado federal, aliás, como o Tiririca (PR), agora o mais cotado entre os famosos:

1 – O velho Juca Chaves (PR), cantor e compositor de muito êxito na década de 50, já fez pelo menos uma tentativa vã na Bahia;

2 – Vampeta (PTB), jogador de futebol que iniciou carreira na Bahia, é baiano nascido em Nazaré das Farinhas;

3 – Maguila (PTN), nosso popular ex-lutador de box que sempre está aparecendo em programas de TV;

4 – Raul Gil Júnior (DEM), que ponga no nome do pai apresentador de TV, o pai pede votos para o filho na propaganda eleitoral;

5 – Marcelinho Carioca (PSB), craque da bola, se apresenta com a camisa do Corinthians;

6 – Kiko do KLB (DEM) se diz na luta contra a pedofilia e faz campanha com o irmão Leandro do KLB, também do DEM e candidato a estadual;

7 – Um cacique indígena chamado Darã (PHS);

8 – Um imitador do grande baiano Raul Seixas que se apresenta como Maluco Beleza (PHS);

Mulher Pêra
9 – Mulher Pêra (PTN) é dançarina e explora na sua propaganda ser conterrânea do Frei Galvão (ambos são de Guaratinguetá), primeiro santo da Igreja Católica nascido no Brasil. Posa sempre exibindo um belo par de coxas e foi bastante badalada depois que o senador Suplicy (PT) pediu votos para ela na TV;

10 – Marcelo Francis (PTN), cantor que quebra sua guitarra ao aparecer na propaganda eleitoral na TV;

11 – Luciana Costa (PR) talvez não pudesse ser incluída nesta lista, mas, pelo menos para mim, é a mais cômica: sua propaganda é colada no exitoso “meu nome é Enéas”, que resultou na eleição de Enéas Carneiro (do já extinto Prona) com 1,5 milhão de votos. Era suplente de deputado federal e assumiu após a morte do seu suposto guru. Ela aparece abraçando-se com o dito cujo, diz “quem me ensinou foi Enéas” e fecha com o famoso grito de guerra, com aquela veemência nas palavras e nos gestos: “Meu nome é Luciana!!!”

Vão agora alguns em situação semelhante na disputa para deputado estadual: o humorista Batoré (PP), que atuava em A Praça é Nossa; Simony (PP), que, quando criança, cantava no grupo Balão Mágico e, hoje, ainda cantora, conserva a sua franja infantil; Lecy Brandão (PCdoB), cantora/sambista de sucesso e sempre afinada com os movimentos sociais e populares; e Salete Campari (PT), travesti.

Artistas que já se deram bem na política

Alguns outros artistas que disputam o pleito já são detentores de mandatos eletivos. São os casos de Netinho de Paula, cantor/pagodeiro/apresentador de TV, que é vereador pelo PCdoB e concorre para senador na chapa do PT; o cantor Agnaldo Timóteo (PR), que já foi deputado federal e vereador no Rio de Janeiro e agora é vereador em São Paulo, quer voltar à Câmara dos Deputados, para onde pretende retornar também outro cantor, Frank Aguiar (PTB – ele é atualmente vice-prefeito de São Bernardo do Campo).

Já o radialista Eli Corrêa Filho (DEM), filho de consagrado radialista paulistano, é deputado estadual e candidato a federal. Outro radialista que se deu bem na política é Celso Russomanno (PP), apresentador de TV que ficou conhecido como defensor dos consumidores e virou deputado federal dos mais votados em São Paulo. Nesta eleição é candidato a governador, o terceiro colocado nas pesquisas, depois de Geraldo Alckmin (PSDB) e Aloizio Mercadante (PT).

Mais um cantor e também comediante: Moacyr Franco (PSL, em coligação com o PSB), que já exerceu um mandato de deputado federal, disputa uma vaga no Senado. Usa na sua propaganda um bordão de um de seus personagens na TV: “Chorei largado!!!” (Deixei de mencionar os vários candidatos que são pastores das igrejas evangélicas).

Comentários

Unknown disse…
Vc esqueceu Popó. Bj
Jadson disse…
Amor, a matéria só se refere às eleições de São Paulo, Popó é candidato na Bahia.