BAIANOS CONDENAM A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA (três vídeos)






De Salvador (Bahia) - No Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, último dia 21, sábado pela manhã, líderes religiosos de vários matizes participaram de um vibrante ato na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador, para celebrar o respeito às diversas crenças e, especialmente, condenar as discriminações sofridas pelas religiões de origem africana – também uma forma de racismo.

Além de muitos representantes do candomblé, um culto muito forte na Bahia – participou e foi uma das homenageadas a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, que fica no bairro de São Gonçalo do Retiro/Cabula -, estavam lá lideranças católicas, evangélicas e espíritas, dentre outras (como a pouco conhecida União do Vegetal).

Ultimamente as manifestações de intolerância vêm sendo praticadas pela Igreja Universal do Reino de Deus, mas as igrejas católicas têm um triste histórico de preconceito e racismo contra o candomblé.

No primeiro vídeo está a saudação da vereadora Olívia Santana (PCdoB), destacada combatente na luta contra o racismo e a intolerância religiosa e responsável pela organização do evento.

O segundo contém uma mini-entrevista com o líder espírita José Medrado, da Cidade da Luz, que foi também um dos homenageados e fez o discurso mais aplaudido.

Já no terceiro vídeo está parte da bela apresentação da Orkestra Rumpilezz, dirigida pelo maestro Letieres Leite, com participação do mestre Gabi Guedes (é o mais alto, aparece como o primeiro na percussão, da direita para a esquerda).

(O assunto será objeto ainda de matéria com fotos a ser postada neste blog).

Comentários