SALVADOR: GREVISTAS DA PREFEITURA FAZEM PROTESTO NO IGUATEMI (vídeo)



De Salvador (Bahia) - Começou com muita confusão a manifestação feita hoje (terça, dia 20) pela manhã pelos servidores municipais de Salvador, em greve de 72 horas – de hoje até quinta, dia 22 – por melhorias salariais. Foi em frente ao Shopping Iguatemi, atualmente a área de trânsito mais intenso da capital baiana.


Os homens da Polícia Militar, comandados pelo major Ramalho Neto, tentaram impedir o fechamento total das pistas, mas tiveram que ceder diante da insistência dos manifestantes, liderados pelos dirigentes do Sindicato dos Servidores (Sindseps): Helivaldo Alcântara, conhecido por Alemão (aparece no vídeo de camiseta preta), e Everaldo Braga (camisa de listas amarelas e brancas).


Apesar da confusão, não houve violência. Só trânsito engarrafado e muito protesto e desabado dos servidores contra a política salarial do prefeito João Henrique. A passeata percorreu uma pequena distância: começou na sinaleira em frente à Igreja Universal, na Avenida ACM, virou logo no primeiro cruzamento e retornou para a frente do Iguatemi. Durou apenas cerca de uma hora. Foi encerrada com uma oração católica (o Pai Nosso) e o Hino Nacional.


Amanhã (quarta, dia 21), pela manhã, está prevista nova manifestação, desta vez no centro da cidade: do Campo Grande à Praça Municipal (sobre as reivindicações, ver matéria postada neste blog no último dia 15).




OPOSIÇÃO OPERÁRIA FAZ SEMINÁRIO EM SALVADOR


A Oposição Operária, articulação de militantes de esquerda que edita a revista Germinal, vai fazer um seminário sobre “Movimentos sociais na contemporaneidade”. Será no próximo sábado, dia 24, a partir das 9 horas, no auditório 1 da Faculdade de Arquitetura da UFBA (Rua Caetano Moura, l07, Federação).


O objetivo, conforme convite, “é discutir a diversidade de movimentos que acontecem no mundo e a necessidade de compreender as suas demandas e as suas perspectivas quanto ao projeto de transformação, focalizando principalmente os movimentos da América Latina”.


Terá como expositor Fernando Larrea, antropólogo equatoriano, mestre em Ciências Sociais, com larga experiência em temas relacionados aos movimentos indígenas e camponeses do Equador e da América Latina.




GUARDANAPOS PELA IDENTIDADE


Bares e restaurantes da província (estado) de Córdoba (Argentina) terão guardanapos com o logotipo de Abuelas de Plaza de Mayo (Avós da Praça de Maio), onde está impressa a frase “Se tens dúvidas sobre tua identidade, aproxima-te das Abuelas (Avós)”, com o endereço e o correio eletrônico da filial cordobense da entidade de direitos humanos. A campanha “Guardanapos pela identidade” procura chegar dessa maneira aos jovens que eram crianças quando foram apropriadas durante o terrorismo de Estado.


(Notinha da capa do jornal argentino Página/12, edição de 16/03/2012).


Observações:


1 - A estimativa é que o número de bebês roubados dos pais desaparecidos/assassinados durante a última ditadura na Argentina – 1976-1983 – seja de 400 a 500. Até agora foram identificados pouco mais de 100.


2 - "Abuelas de Plaza de Mayo" é atualmente a entidade mais conhecida na luta pela punição dos torturadores na Argentina. Já "Madres (mães) de Plaza de Mayo" deixou esta luta específica e passou a se dedicar a outras atividades políticas, sociais e culturais.

Comentários

Anônimo disse…
Estou enganada ou a policia esta mudando? É a primeira vez que vejo policial abraçando grevista.Rubia