ALEXANDRO E MARCELO: SOBRE OS RUMOS DA POLÍTICA BRASILEIRA

Por Alexandro Rodrigues e Marcelo de Matos, em comentários no post do Márcio Pochmann (reproduzido de Vi o Mundo, postagem de 05/05/2012)

Alexandro:

Márcio Pochmann é um dos mais brilhantes intelectuais brasileiros de sua geração. Claro, enfático, prático. Diz o que deve ser dito sem aquela linguagem rebuscada e cafona da intelectualidade tradicional. Tive o prazer de assistir algumas palestras suas enquanto cursava Economia na PUC de Campinas. Ele é amigo do meu orientador na graduação.

O que ele diz, é aquilo que grande parte da tradicional militância de esquerda declara e, por isso, é taxada de fazer o jogo da direita pelos lulistas fundamentalistas. Os ganhos sociais, econômicos e institucionais para o país da Era Lula são indiscutíveis. Mas, na sana tresloucada de se fazer hegemônico, o PT esqueceu de levar consigo aqueles que emergiam a partir das políticas que seu governo implantou.

O resultado disso está por vir. Como diz PHA (a quem eu classifico como um governista fanático), o Brasil que elegeu Lula e Dilma poderá eleger em 2014 (sim, 2014, o jogo não está ganho) ou em 2018 o Piñera tupiniquim (talvez um Eike Batista).

Com a ascensão da classe remediada (esse é o termo correto, por que estamos longe de ser classe média), o PT deveria ter dado condições para que esta população tenha acesso a outros mecanismos de informação para formar sua opinião. Quais instrumentos? Banda larga, uma TV pública de qualidade (não esta porcaria da TV Brasil) e educação básica sólida ensinando aos mais jovens a verdadeira História do Brasil (contando com todos pingos nos “is” a formação de nossa sociedade racista, elitista e corrupta).

Mas havia um projeto de poder e enriquecimento ilítico de alguns líderes petistas no caminho. Eles tinham mais o que fazer… O resultado é um governo altamente aprovado pela população refém de quadrilhas políticas e midiáticas e que não consegue implantar uma agenda transformadora, uma verdadeira revolução cidadã.

O jogo está no começo, quem será o nosso Piñera?


Marcelo responde:

Não sou psicólogo, mas, talvez consiga afastar essa sua fobia de um Piñera na Presidência. Ser Presidente não é um bônus, mas, um ônus. Dúvido que algum empresário bem sucedido queira deixar o mundo dos negócios para ficar no fogo cruzado PT/PSDB. O único que cometeu essa loucura foi Ermírio de Moraes que, em 1986, concorreu nas eleições para governador de São Paulo, mas perdeu para Orestes Quércia. Outros milionários (ou candidatos a) têm recusado cargos públicos. Marcio Thomaz Bastos aceitou ser ministro da Justiça perdendo muito dinheiro. Agora está ganhando mais como advogado do Cachoeira. Pérsio Arida e Daniel Dantas foram convidados por Collor para o Ministério da Fazenda, mas, declinaram o convite, aceito por Zélia Cardoso. Eike jamais aceitaria: ele é candidato a homem mais rico do mundo e não está difícil consegui-lo. Olavo Setúbal, do Banco Itaú, aceitou ser prefeito biônico de Sampa e disse que não queria ser Presidente: só se tivesse a “clear majority” (clara maioria) de que falam os ingleses. Nada desse entrevero PT/PSDB.


Alexandro, de novo

Marcelo, minha citação à Eike Batista é só uma provocação. O quero dizer nas entrelinhas é que um vagabundo qualquer, ala Collor, Serra ou Aécio, que garantir para a massa despolitizada que o seu Iphone ou Ipad novo estará garantido, não titubeará a apoiá-lo numa eventual candidatura!

Aqui cabe uma crítica. Falamos muito de Sarneys, Renans, Malufs. Quem os coloca lá? Ok, a mídia é controlada por estes caras, mas não precisamos de muita coisa para saber que a saúde está ruim, que a educação é uma porcaria e que nossas cidades beiram à uma guerra civil.

Por isso sempre afirmo: o povo do Maranhão merece morrer de fome! O povo de São Paulo merece pegar trem e metrô lotados todas as manhãs! O povo do Rio merece viver sob o fogo cruzado do crime organizado! Nós merecemos o Congresso Nacional que temos, fomos nós que os colocamos lá!


Marcelo, em outro post:

O que vou dizer não é, de forma alguma, uma provocação à esquerda predominante aqui no Viomundo. Duas notícias deixaram-me perplexo nesta manhã: 1ª) o blog 247 acena com uma possível chapa única em Minas, com Fernando Pimentel (PT) para governador, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), para vice e o governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), para o Senado; 2ª) em Itupeva-SP, o jornal arqui-tucano da cidade anuncia a candidatura de um petista à prefeitura, apoiado por uma coligação de 17 partidos. No romance “O Leopardo”, de Lampedusa, o personagem Tancredi declara: “É preciso que tudo mude para que tudo fique como está”. Quer dizer: seria preciso acabar logo com o regime monárquico e proclamar a república, não como na França, com derramamento de sangue, mas, encenando uma farsa. Assim os nobres unir-se-iam à nascente burguesia siciliana e continuariam no poder, que é o que realmente importa. Bem, esse é o cenário que se anuncia. Cada qual que faça a sua leitura.



Comentários