PEQUENO EXEMPLO DO JOGO SUJO DA DIREITA VENEZUELANA


Ainda encontrei um cartaz inteiro
De Caracas (Venezuela) – Vi a denúncia no diário Ciudad CCS, editado pela prefeitura de Caracas. Foi na terça, dia 21. Fui até a Avenida Universidad (local indicado na matéria), que começa (ou termina) no centro da cidade. E comprovei com fotos, que estão aí. Vi apenas um cartaz ainda inteiro, uns poucos rasgados e a maioria já retirada.

Traduzo os termos do cartaz: "Isto pode ser expropriado. Com as expropriações perdemos todos, você fica sem seu negócio que lhe custou tanto levantar e seus empregados vão pra rua. Igual a você. Não me calo mais".
O mesmo cartaz aí (a outra inscrição não tem nada a ver, é um dos slogans chavistas: "Os que querem Pátria, venham comigo")
Alguns estavam rasgados parcialmente
O caso é o seguinte: colaram tais cartazes nas paredes, sem identificação dos autores, fazendo terrorismo quanto às expropriações, como se qualquer pequena propriedade ou pequeno negócio estivesse sob risco de ser tomado pelo governo de Hugo Chávez.

O objetivo é claro: como o presidente está em campanha para reeleição em 7 de outubro e uma das principais metas do seu programa é a construção do socialismo – o governo tem expropriado grandes empresas e grandes áreas de terra -, a direita tenta assustar os eleitores, especialmente as camadas de classe média, já que parte dela resiste a um governo que beneficia, prioritariamente, os setores mais pobres, mais injustiçados. A mensagem é: cuidado! Chávez vai tomar sua casa, vai tomar seu comércio. O candidato da oposição, Henrique Capriles, está sempre repetindo que no seu governo, caso ganhe, não haverá expropriações.

Isso é somente um pequeno exemplo, porque o jogo pesado do chamado “plano B” da direita está aí no terreno obscuro das suspeitas, das ameaças e dos indícios de conspiração, como, aliás, tem sido denunciado por lideranças chavistas, pelo próprio Chávez e por jornalistas e analistas políticos, e veiculado com frequência neste blog.

Comentários

Anônimo disse…
Lembremos de Tia Arilma em 1986, que dizia que se Waldir vencesse iam tomar sua barraca e sua TV.

E também lembremos de Regina Duarte dizendo que estava "com medo" na eleição de 2002.

de Salvador - Fabiano