PRIMEIRA GENERAL LÉSBICA DO EXÉRCITO DOS ESTADOS UNIDOS


Tammy Smith, 49 años, foi promovida a general de brigada (Foto: wiltondriveonline.com)
De Caracas (Venezuela) - O Exército norte-americano acaba de ascender à patente de general de brigada uma lésbica que não esconde sua orientação sexual. É a primeira vez que isto acontece. Trata-se de Tammy Smith, de 49 anos, que serviu no Afeganistão entre 2010 e 2011, conforme matéria desta segunda-feira, dia 13, publicada no portal venezuelano Aporrea.org e atribuída ao sítio RT.com.

A esposa de Smith, Tracey Hepner, é uma conhecida ativista pelos direitos das minorias sexuais e foi quem colocou as estrelas de general no seu uniforme durante o ato oficial de promoção.

Sempre de acordo com as informações de Aporrea.org, o casal Smith e Hepner legalizou sua relação em março do ano passado no distrito federal de Columbia, onde os matrimônios homossexuais foram permitidos legalmente a partir de dezembro de 2008.

Sue Fulton, uma veterana do Exército e membro da direção da associação OutServe, que luta pelos direitos dos gays no Exército, festejou num comunicado anunciando a promoção de Smith.

"Durante anos, os generais e almirantes gays e lésbicas se viram obrigados a ocultar seus parceiros com a finalidade de proteger suas carreiras. É um grande dia para nosso Exército e para nossa nação que uma líder valente seja finalmente capaz de ser reconhecida como sua esposa", disse Fulton.

Comentários