PAÍS DO BEISEBOL, VENEZUELA SE CURVA AO FUTEBOL

O futebol, impulsionado pelo bom desempenho da seleção nacional, a Vinhotinto, ganha os corações dos venezuelanos (Foto: Gustavo Borges/Opera Mundi)
Aliando investimentos e boa safra de jogadores, seleção cavou seu espaço no coração dos venezuelanos
 
Por Marina Terra, de Opera Mundi, postagem de 24/08/2012
 
De Caracas - “Quem é Neymar?”, pergunta Jefferson Blanco, de 15 anos, morador do bairro caraquenho 23 de Enero – um dos mais pobres do país. “Ele é jogador da seleção do Brasil? Não conheço direito o time, mas posso te dizer quem são todos os jogadores da Vinhotinto”, responde sorridente o menino, que guarda certa semelhança física com o franzino jogador santista.
 
As paixões mudaram na Venezuela, como comprova Jefferson. Se antes o beisebol dominava preferências e os poucos amantes do futebol precisavam adotar uma segunda seleção, como a do Brasil, Espanha ou Itália, durante as Copas do Mundo, agora a Vinhotinto, como é carinhosamente chamada a equipe venezuelana, é sinônimo de orgulho e confiança. Gradativamente substitui o bastão pela bola nos campos venezuelanos. “Vamos ganhar do Brasil no próximo Mundial”, alerta Jefferson, sem soltar um riso sequer. (Clique para ler mais)

Comentários