SECOM ABRE CAIXA PRETA DA PUBLICIDADE INSTITUCIONAL


Por Miguel do Rosário, do blog O Cafezinho, de 13/09/2012


Nesta quarta-feira (12), eu li a seguinte notinha na coluna do Ilimar Franco, página 2 do Globo:


Eu venho fuçando o site da Secom há um tempo e não havia encontrado os valores por veículos. Fiz até um pedido, usando a lei da informação, o qual foi devidamente respondido, com dados e indicações, mas informando que ainda não abriam o gasto por veículo. Como o governo só faz publicidade através das agências licitadas, só aparecia o volume de recursos destinado às estas, e não por veículo.

Agora o governo resolveu divulgar o quanto cada veículo de mídia ganha. Eu voltei lá, pesquisei, compilei, sintetizei e preparei uma tabela, com os gastos do governo com publicidade institucional desde o início da atual gestão até o primeiro semestre de 2012.

Não foi surpresa, claro, constatar que os grandes grupos de mídia ganham enormes volumes de dinheiro. Pena que a Secom só informa a partir de 2011. Analisando as informações, constata-se que, de fato, o governo ampliou barbaramente o número de veículos que recebem publicidade institucional: eram meia dúzia, agora são mais de oito mil.

Mesmo assim, eles (os grandes) não tem do que reclamar, sobretudo as organizações Globo. Esta semana, o blogueiro e colunista Noblat fez seu enésimo ataque à blogosfera, insinuando que blogs recebem dinheiro para defender o governo. O Merval volta e meia fala a mesma coisa: já chegou a mencionar teorias conspiratórias sobre “rede de blogs” montada pelo PT ou governo para atacar a mídia.

São uns delirantes e uns caras de pau. Recebem milhões do governo e vem atacar blogueiros que não ganham um tostão, ou se ganham, como é o caso de dois ou três mais famosos, são valores pequeninos, modestos, irrisórios se comparados aos valores destinados aos veículos tradicionais. Na minha opinião, o governo tinha obrigação democrática de investir mais na blogosfera, fazendo publicidade institucional em centenas de blogs, que é pra fazer os mervais surtarem de vez.

Um dia desses eu gostaria de saber quanto dinheiro, exatamente, a Globo ganhou de governos desde que a empresa foi fundada, aí incluindo todos os financiamentos de bancos públicos. Em valores atualizados. Seria uma informação bem interessante. É muito fácil posar de independente depois de ganhar uns R$ 10 bilhões do Estado.

Enquanto a Globo recebeu, por exemplo, R$ 68 milhões do governo Dilma, de 2011 até junho deste ano, via publicidade institucional, o blog do Nassif recebeu R$ 22 mil. A Agência Carta Maior, que emprega uma equipe numerosa de colunistas e alguns repórteres, recebeu R$ 39 mil.

O grupo Abril recebeu R$ 2 milhões.  Eu fiz uma lista completa, está tudo num link ao final do post.

Os barões da mídia recebem ainda muita publicidade institucional de governos estaduais e prefeituras, não contabilizada pela Secom. Esperemos que todas as esferas de poder respeitem a lei da informação e publiquem o quanto gastam e onde gastam a verba de publicidade institucional.



Link direto da Secom para acessar informações sobre publicidade institucional.
Tabela completa com gastos por veículo, jan/2011 a jun/2012.
A relação completa das agências que prestam serviços aos órgãos de governo está aqui, com os valores dos contratos de cada uma.

Observação do Evidentemente: publico logo mais comentário sobre esse vexame do nosso governo Lula/Dilma/PT, situação que era ainda pior nos governos anteriores.

Comentários

Anônimo disse…
Ando tão confusa neste mundo tão ípocrita que tenho vontade de dormir e não acordar mais.Sonhei tanto com um Brsil diferente quando Lula ganhou p Pres. e hoje vejo um Brasil igual ou pior dá uma tristeza tão grande que ninguem imagina estou desepsionada com tudo. Na bahia uma baxaria na companha terrorismo mesmo imagino quem não entende nada de politica ou seja a maioria dos bobres baihanos. O Pt que eu admirava tinha esperança hoje usando as mesmas armas dos adversários que tanto criticavam. Triste PT.
Jadson disse…
Minha querida "confusa":
O PT e o lulismo não são realmente o que esperávamos, muitas decepções pelo caminho. Mas, mesmo assim, houve avanços. Cito dois aspectos: na política de inclusão social e na integração soberana da América Latina.
Temos que nos proteger da campanha anti-PT e anti-Lula da imprensa brasileira, o verdadeiro e forte partido da direita no Brasil. Qual a alternativa eleitoral que a imprensa nos dá? PSDB, DEM? Cruz credo!
Aí é que estão, escancaradamente, a corrupção, a repressão e a entrega de nossas riquezas aos conglomerados transnacionais, ao império dos Estados Unidos.
Para simplificar, ruim com PT e Lula, pior sem eles.
A verdadeira deficiência no Brasil está na falta de participação popular na política, isso é que é o x da questão. No dia em que o povo começar a acreditar na própria força, ir para as ruas, as coisas começam a mudar.