A VERTIGEM DO SUPREMO

Raimundo Pereira e ministros do STF
Os ministros do STF deliraram: não houve o desvio de 73,8 milhões de reais do Banco do Brasil, viga mestra da tese do mensalão. Acompanhe a nossa demonstração

Por Raimundo Rodrigues Pereira, da revista Retrato do Brasil, Via Brasil247(Por sugestão do companheiro Geraldo Guedes, de Brumado-Bahia)

A tese do mensalão como um dos maiores crimes de corrupção da história do País foi consagrada no STF. Veja-se o que diz, por exemplo, o presidente do tribunal, ministro Ayres Britto, ao condenar José Dirceu como o chefe da “quadrilha dos mensaleiros”. O mensalão foi “um projeto de poder”, “que vai muito além de um quadriênio quadruplicado”. Foi “continuísmo governamental”, “golpe, portanto”. Em outro voto, que postou no site do tribunal dias antes, Britto disse que o mensalão envolveu “crimes em quantidades enlouquecidas”, “volumosas somas de recursos financeiros e interesses conversíveis em pecúnia”, pessoas jurídicas tais como “a União Federal pela sua Câmara dos Deputados, Banco do Brasil-Visanet, Banco Central da República”.

Britto, data vênia, é um poeta...

(...) 

Todos disseram que se tratava do famoso caixa-dois, dinheiro para o pagamento de campanhas eleitorais, passadas e futuras. Como dizemos, desde 2005, tratava-se de uma tese razoável. Por que razoável, apenas? Porque as teses, mesmo as melhores, nunca conseguem juntar todos os fatos, sempre deixam alguns de lado. A do caixa-dois é razoável. O próprio STF absolveu o publicitário Duda Mendonça, sua sócia Zilmar Fernandes e vários petistas, que receberam a maior parte do dinheiro do chamado valerioduto, porque, a despeito de proclamar que esse escândalo é o maior de todos, a corte reconheceu tratar-se, no caso das pessoas citadas, de dinheiro para campanhas eleitorais. E a tese do caixa-dois é apenas razoável, como dissemos também, porque fatos ficam de fora.

(...)

 A procuradoria da República e o ministro Barbosa sabem de tudo isso. Se não o sabem é porque não quiseram saber: da documentação tiraram apenas detalhes, para criar o escândalo no qual estavam interessados. (Para ler tudo no blog Maria Frô)

Cruz de Madeira - 23.10.2012 - um dos comentários no jornal digital Brasil247:

O que mais me entristece como Homem ligado ao Direito é imaginar que o “Meu” STF, fonte na qual Me abasteço todos os dias da “água” que imagino ainda pura, instituição a qual em meus textos todos os dias rendo sinceras homenagens, diminuir-se a tal ponto ao fazer de propósito coincidir o “apagar das luzes” do “mensalão” com o dia exato do depósito dos votos na urna nessa eleição; com todo o respeito: ISSO PRA MIM É GOLPE; Por mais paradoxal que possa parecer talvez esteja nesta (espero) falsa impressão o sucesso do Partido dos Trabalhadores neste ano, vale dizer, o tiro pode sair pela culatra.

Comentários