"DITADURA CUBANA": VOCÊ SABIA QUE NO DOMINGO (28) HOUVE ELEIÇÃO EM CUBA?

eleições em Cuba
No domingo anterior, dia 21, Cuba realizou o primeiro turno das eleições para eleger os delegados municipais que irão compor as 168 Assembleias Municipais do Poder Popular (Foto: Efe) 

Neste domingo (28), será realizado o segundo turno das eleições municipais de Cuba. A primeira etapa do pleito para eleger os delegados (espécie de vereadores) foi celebrada no domingo (21). Como na Venezuela, o voto não é obrigatório no país, mas dos 8,5 milhões de cubanos aptos a votar, 8,1 milhões compareceram às urnas, ou 92%. Nenhum meio de comunicação brasileiro está acompanhando esses acontecimentos na “ditadura castrista”.
Por Vanessa Silva, para o Portal Vermelho (postagem de 28/10/2012)

(...)

Ao contrário do senso comum fortalecido pela opinião enlatada dos meios de comunicação nacionais e internacionais, em Cuba pratica-se uma democracia popular, onde não reina a disputa milionária patrocinada por empreiteiras, bancos, mineradoras… tampouco o confronto desestabilizador entre candidatos.

Nas “ditaduras” cubana e venezuelana, onde o voto não é obrigatório, vê-se uma ampla participação popular: 92 e 81%, respectivamente. No Brasil, onde o voto é obrigatório, no primeiro turno das eleições municipais, 84% compareceram às urnas. Já nos Estados Unidos, onde não raro são denunciadas fraudes eleitorais, em média, 50% dos cidadãos adultos abstêm-se nas eleições presidenciais, proporção que chega a 70% nas eleições legislativas.



(Para ler mais)



Comentários