FARC DIZ TER FÉ NO POVO PARA CONSEGUIR A PAZ

Imagen activaHavana, 21 nov (Prensa Latina) - A delegação das Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP) na mesa de diálogo com o Governo colombiano assegurou hoje aqui que deposita sua confiança no povo desse país para conseguir a paz.




"Estamos trabalhando duro" com uma fé imensa na capacidade do povo colombiano "para atingir a paz, a que desejamos todos", disse ao chegar sobre as 08:30 hora local (13:30 GMT) ao Palácio de Convenções -sede da aproximação- o chefe da equipe da guerrilha, Iván Márquez.

Minutos depois chegou à instalação habanera a delegação do Governo, encabeçada pelo antigo vice-presidente Humberto de la Calle.

Por terceiro dia consecutivo, os representantes do gabinete de Juan Manuel Santos chegaram à sede das conversas sem oferecer comentários às dezenas de jornalistas nacionais e de 16 países presentes aqui para um processo que tem a Cuba e Noruega como garantes e a Venezuela e Chile como acompanhantes.

Até o momento, a discrição tem marcado o trabalho das partes na mesa, a qual se rege por uma agenda de cinco pontos previamente pactuada nesta capital, que inclui o desenvolvimento agrário integral, a participação política, o fim do conflito armado, o problema do narcotráfico e a atenção às vítimas.

Em declarações a sua chegada a esta capital, de la Calle considerou fundamental manter a discrição durante o processo.

Temos as experiências nacionais e internacionais, e temos lembrado com as FARC protocolos para brindar uma informação responsável, apontou em comentários aos que teve acesso Prensa Latina.

As delegações do Governo e das FARC-EP têm expressado otimismo de cara às conversas de paz, bem como seu compromisso de atingir esse objetivo.

Comentários