SEAN PENN É NOMEADO EMBAIXADOR DAS CAUSAS NOBRES DA BOLÍVIA

O ator Sean Penn com o presidente Evo Morales
Por Agência Venezuelana de Notícias (AVN), de 31/10/2012

De Caracas - O presidente Evo Morales nomeou o ator estadunidense Sean Penn (conhecido por seu ativismo político) embaixador das causas nobres da Bolívia perante o mundo, informou o ministro da Presidência (espécie de chefe da Casa Civil), Juan Ramón Quintana.


Penn defenderá em foros internacionais a reivindicação de uma costa marítima que La Paz mantém contra o Chile, a descriminalização da folha de coca e a extradição do ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada, que fugiu da Bolívia em 2003 após a repressão militar tentando frear os protestos contra um polêmico projeto da venda do gás natural (foi a chamada Guerra do Gás, que resultou na derrubada de Lozada).

"O presidente Evo lhe pediu, com muito respeito, no sentido de levar nossas reivindicações, nossa proposta de retorno ao mar, aos diferentes cenários, de maneira que possamos avançar de forma significativa no contexto internacional", disse o ministro Quintana.

Numa reunião no Palácio Quemado (sede do governo), ele explicou ao ator "o valor tradicional, histórico, ancestral dos usos da folha de coca, o direito do povo boliviano de preservar esse recurso natural, o direito dos povos indígenas de mastigar a folha de coca na sociedade".

Sobre a "Guerra do Gás", Penn concorda com a posição do Estado boliviano ao pedir a extradição a Washington para que Sánchez Lozada seja processado por genocídio.

“O senhor Penn compartilha com o sentimento do povo boliviano quanto à situação de impunidade que lhe está outorgando o governo dos Estados Unidos", acrescentou Quintana.

Entre outras atividades incluídas no seu programa de visita, Evo e Penn participaram de duas equipes durante um jogo de futebol de salão em La Paz (foto abaixo).

Comentários

Olá Jadson,
tudo bem com você?
Sempre postando coisas interessantes nesse seu blog incrível.
Queria compartilhar um link http://filosofiadetododia.blogspot.com.br/2012/11/politica-revolucionaria-x-politica.html?showComment=1351864037782#c8228753573855425491
É de uma professora de filosofia.
Ela faz uma leitura da política de modo amplo. Achei interessante a visão dela. Gostaria de saber o que você acha a respeito!

Forte abraço companheiro!!