JOSÉ DIRCEU E A "CULTURA DE ESQUERDA" NO BRASIL

Do blog Vi o Mundo, o que você não vê na mídia - Opinião do blog, de 23/12/2012

De José Dirceu, a Monica Bergamo:
Ele acha que o PT falhou ao não estimular, nos últimos anos, uma “comunicação e uma cultura” de esquerda no país. “Até nos Estados Unidos tem isso, jornais de esquerda, teatro de esquerda, cinema de esquerda. É uma esquerda diferente, deles, mas que é totalmente contra a direita. Aqui no Brasil não temos nada disso.” A classe média está “vivendo num paraíso, e isso graças ao Lula”. Mas, ao mesmo tempo, está sendo “cooptada” por valores conservadores. Já disse a Lula que “o jogo pode virar fácil. Nós [PT] não temos a maioria, a esquerda ganha eleição no Brasil com 54% dos votos”.
Discordamos do petista.

Em nossa opinião, cultura de esquerda pressupõe uma participação popular nas decisões que vai muito além das conferências nacionais promovidas pelo governo Lula. Cultura de esquerda pressupõe uma participação de base que coloca em xeque os acordos de bastidores essenciais à manutenção das coalizões e da famosa “governabilidade”.

O recente protesto dos movimentos de moradia paulistanos que ajudaram a eleger Fernando Haddad contra a indicação de um malufista para a Secretaria da Habitação é um exemplo disso.
Quando se trata de “cultura de esquerda” sempre é bom lembrar que o governo federal é o grande financiador da mídia de direita, quando seu papel deveria ser o de promover a pluralidade de opiniões representativa da sociedade.

A escolha do próprio José Dirceu é significativa: na hora das informações exclusivas, deixa o Eduardo Guimarães de lado e abraça a Folha. Está longe de ser o único. Financiar, aparecer na e promover a mídia direitista é uma das tarefas a que se dedicam com mais afinco muitos petistas no poder. O resto é conversa pra boi dormir.

PS do Viomundo: Opinamos com a tranquilidade de quem não aceita propaganda de empresas públicas, nem de governos.

Comentários