EM CARTA, HUGO CHÁVEZ ELOGIA CUBA E ENALTECE IMPORTÂNCIA DA CELAC

O vice-presidente Nicolás Maduro (Agência Efe - 28/01/13)
Documento foi lido nesta segunda-feira pelo vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em reunião na capital chilena

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, enviou uma carta lida nesta segunda-feira (28/01) aos chefes de Estado presentes em cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos), em Santiago, no Chile. Chávez está em Havana, Cuba, onde se recupera da quarta operação contra um câncer na região pélvica e, como idealizador do bloco, foi a principal ausência do evento.

(Palácio Miraflores - Agência Efe)
 Na mensagem, lida pelo vice-presidente Nicolás Maduro no início da sessão plenária, o presidente venezuelano afirmou que a Celac é o projeto de integração regional mais importante da história contemporânea da região. “A Celac é o projeto de união política, econômica, cultural e social mais importante de nossa história contemporânea. Podemos nos sentir orgulhosos: a ‘Nação das Repúblicas’, como era chamada por Simón Bolívar, começou a se tornar uma feliz realidade”.
 

Também na carta, assinada com tinta vermelha (foto acima), Chávez fez elogios a Cuba e destaca que, apesar dos mais de 50 anos de bloqueio impostos ao país pelos Estados Unidos, “a intenção de isolar a maior de todas as Antilhas fracassou”. Ele também celebrou o fato de Cuba ter recebido a Presidência pró-tempore da entidade, em razão dos “anos de resistência”. A próxima reunião da entidade será em Havana, em 2015.

Comentários