IMPÉRIO ESTADUNIDENSE RESPALDA A OPOSIÇÃO VENEZUELANA


Nicolás Maduro saúda o povo do balcão do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) logo após fazer sua inscrição como candidato a presidente na eleição do próximo 14/abril (Foto: VTV)
De RT - Organização Autônoma sem fins lucrativos TV-Novosti (reproduzido de Adital - Notícias da America Latina e Caribe, postagem de 14/02/2013)

A inteligência dos Estados Unidos advertiu em um relatório sobre o colapso econômico que a Venezuela pode sofrer após a morte de Chávez. Na opinião do especialista Rafael Hernández, os EUA apoiam a oposição que trata a Maduro com soberba.

No documento, apresentado no Senado pela inteligência estadunidense reflete que o próximo governo venezuelano terá que lutar contra as consequências de "um deterioro cada vez maior no entorno empresarial e os crescentes desequilíbrios econômicos”. O relatório considera que as obrigações de dívida contraídas pela Administração bolivariana "consumirão” o crescimento dos ingressos pelo petróleo, inclusive se os preços do cru se mantém altos.

"Os EUA estão ao lado dessa oposição e esta oposição está cometendo erros, tais como tratar Maduro com soberba”.
Para o diretor da revista Temas, Rafael Hernández, "os EUA acreditam que, por ser uma superpotência e dado que podem interferir ou intervir nos assuntos internos de qualquer país em termos políticos isso significará que têm todas as cartas de triunfo”.

Além disso, em suas declarações a RT, Hernández supôs que "a contenda eleitoral será forte porque a direita pensa que esta é sua oportunidade de recuperar o poder perdido nas últimas eleições”, referindo-se às próximas eleições que se realizarão na Venezuela no dia 14 de abril próximo.

Por outro lado, o especialista ressaltou o papel dos EUA na agenda opositora. "Os Estados Unidos não são comentaristas desinteressados ou imparciais”, recordando que os EUA adiantaram-se em reconhecer as forças que tentaram realizar o golpe de Estado contra Chávez.

"Obviamente, os EUA estão ao lado da direita; estão ao lado dessa oposição. E essa oposição está cometendo erros, tais como tratar esse novo candidato [Maduro] com soberba”.

Tradução: Adital

Comentários