“A BAHIA CANTA DOMINGUINHOS”: CD SERÁ LANÇADO EM SALVADOR NO SÁBADO



De Salvador (Bahia) - Uma bela homenagem dos baianos ao músico e compositor Dominguinhos, considerado uma espécie de sucessor do grande Luiz Gonzaga, chamado o Rei do Baião: será no sábado, dia 13, a partir das 14 horas, no restaurante Grande Sertão (Costa Azul), com o lançamento do CD "A Bahia canta Dominguinhos". (Couvert: R$ 20,00, com direito ao CD).

Texto divulgado pelos organizadores do evento: “Composto de 16 músicas, sendo que 08 (oito) de autoria de Dominguinhos e parceiros, interpretadas por artistas baianos ou aqui radicados e 08 (oito) de autorias diversas com a participação do Homenageado. As canções do CD além de fazerem referência ao grande músico e compositor, também passeiam pelos diversos gêneros do cancioneiro nordestino: xote, baião, arrasta-pé, xaxado, marcha, baladas, dentre outros, bem como uma poética que envolve vários temas. Dominguinhos é uma referência viva do autêntico forró nordestino, discípulo do Rei do Baião Luiz Gonzaga”.

Informações deste blog: A homenagem a Dominguinhos – nome completo: José Domingos de Morais – não tem nada a ver com os problemas de saúde ora enfrentados pelo renomado artista brasileiro. Conforme podemos ver no artigo postado logo abaixo, os preparativos para o evento começaram há cerca de 10 meses.

Segundo noticiário da imprensa, ele está internado desde 17 de dezembro último no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Está em coma, conforme informações médicas, irreversível. Dominguinhos completou em fevereiro 72 anos e vinha se tratando de câncer no pulmão. É pernambucano, nascido em Garanhuns.
O cantor e compositor baiano Gilton Della Cella (aí na capa de seu último CD, em foto de Smitson Oliveira, de Seabra-Bahia) é um dos coordenadores da homenagem, conforme está dito também no artigo abaixo. Ele interpreta uma das músicas do CD: “Vou voltar”, parceria de Dominguinhos com Climério.
 
Lançamento do CD “A BAHIA CANTA DOMINGUINHOS”

Por Marcos Barreto (foto), engenheiro civil, parceiro/letrista e amigo de Dominguinhos (é parceiro do homenageado na música “Gavião Penerador”, interpretada no CD por Marcelo Nunes)

Acredito que todos nós, admiradores e apreciadores da arte e da música do mestre Dominguinhos, temos uma identidade muito forte com este sanfoneiro, que se traduz num sentimento de amizade, de afeto e de muito respeito à sua pessoa. Estes sentimentos decorrem basicamente daquilo que ele sempre semeou em sua longa estrada. O seu jeito simples de ser, de viver sem vaidade, de não posar como estrela, de estar sempre próximo e disposto a ajudar a quem quer que seja no difícil e árduo começo de carreira. Aqui na Bahia, presenciei diversas cenas em que o mestre passava uma tarde inteira no estúdio ensaiando e gravando para impulsionar o CD de um colega que tentava despontar na mídia. 

A minha amizade com Seu Domingos nasceu em meados de 1984, por ocasião de um show em que ele se apresentava junto com o Rei do Baião Luiz Gonzaga, aqui em Salvador. Eu já conhecia Seu Luiz pelo fato de sermos vizinhos, pois sou de Crato, cidade que faz fronteira com a sua Exu. O fato de termos amizades comuns me fez chegar próximo a Seu Luiz quando eu ainda era menino. E foi Seu Luiz que me apresentou a Dominguinhos naquela noite memorável, atendendo a um pedido meu. Daí por diante, eu procurei fazer a minha parte, regando e cultivando com muito orgulho aquela relação que acabara de nascer.

Em meu mais recente encontro com o mestre, ocorrido em junho passado na cidade de Entre Rios, na Bahia, após horas de boa prosa, voltei para Salvador pensando na grandeza daquele músico que sempre insistiu em se mostrar pequeno, abusando de sua simplicidade. Pensei no que Dominguinhos representa para a nossa música e para a Bahia, lugar onde sempre cantou e onde ele possui tantos amigos e admiradores, dentre os quais me incluo com muita honra.

Na manhã do dia seguinte, fui ao encontro dos amigos Marcelo Nunes e Gilton Della Cella, ambos cantores e compositores, para quem falei do encontro que tivera no dia anterior com Dominguinhos e da possibilidade, ou talvez, da necessidade de fazermos um trabalho sério e que expressasse uma merecida homenagem da Bahia a este grande nome da nossa música, em especial, do nosso verdadeiro forró. Citei o exemplo do que ocorreu no estado de Pernambuco, onde uma coletânea havia sido recentemente lançada como tributo a Dominguinhos. Lá foi uma caixa com três CDs. Imaginei que com apenas um CD bem elaborado conseguiríamos o mesmo intento e que a nossa homenagem atingiria a mesma magnitude. A ideia foi bem aceita e logo partimos para as primeiras providências. Na mesma semana, eu já estava falando com Dominguinhos sobre o nosso plano. Ele deu carta branca ao nosso projeto e nem mesmo quis sugerir o repertório. Pediu para que eu escolhesse as músicas que completariam o CD, já que algumas outras haviam sido gravadas anteriormente por músicos locais com sua participação. Além disso, garantiu-me desde aquele momento a liberação de todos seus direitos em cada música a ser escolhida, cabendo a nós buscar a liberação dos parceiros envolvidos. Feita a seleção das músicas, pedi novamente ao mestre os contatos de cada parceiro seu para negociação dos direitos da obra. Esta parte mais trabalhosa ficou a cargo do amigo Gilton Della Cella. Foi ele que contatou cada parceiro e que conseguiu a liberação do que faltava. As fases seguintes do projeto, inclusive o processo de escolha dos músicos participantes e as gravações em Studio, continuaram sob a coordenação de Gilton.    

Quero ressaltar a minha grande satisfação em poder contribuir para a realização deste trabalho e dizer do imprescindível apoio que tivemos por parte de Dominguinhos, que prontamente aceitou nossa proposta, liberou seus direitos autorais, indicou o contato dos parceiros e ainda nos deu total liberdade para escolha do repertório.

Ao mestre da sanfona, Dominguinhos, o nosso mais sincero agradecimento. Receba este nosso trabalho como uma homenagem dos baianos. Sabemos que aqui também é o seu lugar. Aqui viveram e vivem muitos amigos, parceiros e companheiros de estrada. Aqui também viveu seu irmão Morais, músico por demais conhecido das noites e boemias. Por tudo isso, agora, mais que nunca, A BAHIA CANTA DOMINGUINHOS.

(Artigo divulgado pelos organizadores do evento)

Comentários

Anônimo disse…
Grande homenagem ao nosso maior ícone do forró.
Anônimo disse…
eu vivo pedindo a deus pra ter o dominguinho de volta pois ele é um artista completo, já pensou ter ele tocando outravez pra nós era bom de mais, laura fortaleza ce
Anônimo disse…
eu queria ter noticias dele todos os dias, chamem os evangeliocos pra orar muito, e ver o milagre acontecer, boa sorte dominguinhos e volta logo,
Anônimo disse…
eu quero ter noticias de dominguinhos
laura mattos disse…
eu vou orar miuti pra ter dominguinhos de volta