A CAMPANHA VENEZUELANA ARRANCA COM CONFRONTAÇÕES VERBAIS ENTRE MADURO E CAPRILES



Maduro, o herdeiro político de Chávez, esteve na quarta, dia 3, numa gigantesca concentração no estado de Táchira (Foto: EFE/Página/12)
O candidato do chavismo viu num pássaro o espírito de Chávez e isso gerou a reação opositora, que até lhe pediu um teste psicológico. Maduro garantiu que Capriles vai retirar sua candidatura e se mandar para Nova Iorque

Do jornal argentino Página/12, edição de 04/04/2013

Já chegando às eleições presidenciais de 14 de abril, o presidente em exercício da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou ontem (dia 3) a oposição pelas gozações que sofreu depois que ele relatou ter visto o falecido mandatário, Hugo Chávez, encarnado num “pajarito” (passarinho). Além disso, o segundo dia de campanha (oficialmente a campanha eleitoral começou no dia 2/abril) esteve marcado por acusações de lado a lado sobre o apoio dos meios de comunicação e do exército.

Na terça-feira, na sua visita à casa natal de Chávez em Sabaneta (oeste), Maduro revelou que o falecido líder lhe apareceu enquanto estava orando em forma de “pajarito chiquitico” (passarinho pequenino), que depois de dar várias voltas ao seu redor e silvar (cantar), o abençoou na abertura da campanha eleitoral. “Senti o espírito dele, eu o  senti dando-nos uma bênção, dizendo-nos ‘hoje arranca a batalha, vão à vitória’”, acrescentou. Rapidamente, o relato feito por Maduro, a quem Chávez indicou como seu herdeiro político, se espalhou pelas redes sociais e foi motivo de todo tipo de comentários irônicos. Isto fez com que o candidato governista retomasse ontem o tema e ratificasse suas palavras. “No ato confessei algo muito íntimo de minha espiritualidade, cada um tem seus sentimentos, suas intuições, suas percepções, verdade, cada um reza a nosso senhor e nós, o povo de Cristo, o povo de Chávez, o respeitamos, a burguesia não”, assegurou Maduro numa multitudinária (de multidão, gigantesca) concentração no estado de Táchira (oeste). E se defendeu. “Tenho direito de sentir o que senti, burgueses, desumanos, anti-pátrias”, exclamou, visivelmente indignado.
Capriles, o candidato da oposição, percorre também o país em campanha e reúne muitos apoiadores nos seus atos (Foto: sítio web Capriles presidente)
O presidente interino da Venezuela também enfatizou que tem informação de que seu rival eleitoral está preparado para retirar sua candidatura. “Tenho informação precisa de que o candidato da direita está preparando suas malas para ir a Nova Iorque e retirar sua candidatura”, garantiu num comício. De forma irônica se referiu a seu rival. “O príncipe de Nova Iorque já tem as maletas prontas. Só digo daqui ao candidato da direita, lhe digo: Caprichito (diminutivo de capricho, de Capriles?), burguesito (burguesinho), não venha inventar desculpas”, frisou.  Maduro também fez pouco das acusações feitas na terça-feira por Capriles sobre as desvantagens de meios com que a oposição concorrerá às urnas.

A resposta não demorou a chegar. “Que Maduro nos diga que está alucinado, vendo um passarinho e que esse passarinho está lhe dando orientações e está lhe dando instruções, obviamente isso requer que se faça uma avaliação do equilíbrio mental do senhor Nicolás Maduro”, comentou ontem o coordenador nacional do partido Vontade Popular, Leopoldo López, que faz parte da coalizão opositora liderada por Capriles. Após a morte de Chávez em 5 de março, os chavistas levaram a cabo uma campanha carregada de emotividade e espiritualidade. Capriles também se referiu ontem ao seu concorrente. “Em cem dias estão destruindo os 14 anos (de governo de Chávez), porque a verdade do tamanho do nosso país é que o candidato do governo não sabe para onde vai”, atacou.

Ainda ontem a oposição realizou várias denúncias. Por um lado, expôs ante o Conselho Nacional Eleitoral (CNE, equivalente ao nosso TSE) um “desequilíbrio” nos meios de comunicação do Estado a favor do presidente em exercício, o que qualificou de “corrupção”. Neste sentido, o representante opositor Carlos Vecchio apresentou 35 denúncias, 25 delas da pré-campanha e 10 relacionadas com o ocorrido na terça-feira. Por outro lado, sustentou que o governismo utiliza o exército para mobilizar seus eleitores, enquanto os chavistas acusaram seus adversários de buscar o apoio de membros do exército para desconhecer os resultados eleitorais. O deputado opositor Alfonso Marquina apresentou ante o CNE uma lista de militares da ativa que, segundo detalhou, de maneira coordenada com dirigentes políticos do governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), fazem atividades de mobilização para o dia das eleições. Além disso, incluiu um documento oficial da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB), em que supostamente se tacha a oposição política de “inimigo”.

Por sua parte, Maduro, favorito nas pesquisas, pediu para estar “alerta” porque a oposição estaria buscando o apoio de militares para desconhecer os resultados das urnas. Avisou aos chefes militares das regiões que “estejam atentos, porque estão procurando militares que traiam o povo e traiam a memória do comandante Chávez e se prestem a não reconhecer a vitória do povo”, disse num ato em Barinas (oeste).

Tradução: Jadson Oliveira

Mais fotos da campanha dos dois principais candidatos, pegadas em diversos sítios da Internet (na verdade, oito candidatos estão inscritos para disputar o voto em 14 de abril, mas somente Maduro e Capriles têm relevância eleitoral):

Comentários