COMUNICADORES POPULARES NA VENEZUELA: "VAMOS TRAVAR A BATALHA NAS RUAS E DERROTAR A MENTIRA" (vídeo)

Ernesto Villegas, ministro da Comunicação e Informação da Venezuela

“Zombem de nossos megafones, zombem de nosso povo, zombem da senhora e do senhor que combatem a mentira em cada rincão, em cada lar, em cada escola, continuem zombando e continuem colhendo derrotas, uma atrás da outra”.

(Sintam o nível em que está a comunicação no país de Chávez: e pensem o quanto têm que percorrer os brasileiros para sonhar em enfrentar a ditadura midiática da Rede Globo & Cia, com o movimento popular que temos, com os governos "progressistas" que temos e com um ministro das Comunicações chamado Paulo Bernardo que temos). 

São palavras do ministro da Comunicação e Informação Ernesto Villegas, durante o Encontro Nacional de Comunicadores pelo comandante Hugo Chávez e em apoio ao presidente em exercício e candidato do chavismo, Nicolás Maduro, nas eleições presidenciais do próximo dia 14. A reunião foi neste sábado, dia 6, no Teatro Municipal de Caracas.

Vai a tradução de alguns trechos do discurso de Villegas, conforme o material publicado pelo sítio web da Venezuelana de Televisão (VTV - emissora estatal) e pelo portal Aporrea.org. Seu discurso realça especialmente o espírito dos meios de comunicação comunitários e alternativos, um componente fortíssimo da Revolução Bolivariana na luta contra os monopólios privados da mídia hegemônica, lá frequentemente tratada como "terrorismo midiático".

"Vamos travar a batalha na rua com o povo, em cada esquina, em cada rincão, derrotando a mentira uma e mil vezes, como a derrotou em vida Hugo Chávez e como continuará derrotando”.

Villegas enfatiza que na Venezuela a comunicação já não é o monopólio de algumas empresas e algumas corporações que foram acumulando cada vez mais poder no âmbito internacional.

Na Venezuela esse paradigma se rompeu, e ao lado de meios de comunicação do povo, de meios nas mãos de gente do povo, há uma quantidade impressionante de comunicadores de rua, de senhoras, de senhores, de jovens, de rapazes, de meninas, de meninos que em cada rincão do país estão levando a batalha por e com a verdade”.

(Link para o vídeo de quase cinco minutos)

Comentários