"O BANQUEIRO É ESSE SUJEITO QUE TE EMPRESTA O GUARDA-CHUVA QUANDO FAZ SOL E TE TIRA QUANDO CHOVE"

Rafael Correa deu seu recado apesar do esforço da repórter em defender os bancos e as corporações da mídia hegemônica (Foto: Rede Democrática)
Entrevistado pela rede espanhola de televisão TVE, o presidente do Equador, Rafael Correa, fez um debate tenso com a jornalista Ana Ibáñez, discutindo temas como a lei de mídia em seu país e a crise europeia.

Por Pepe Mejía, reproduzido de Rede Dmocrática, postagem de 24/04/2013

O programa 24horas, da televisão estatal espanhola TVE, entrevistou o presidente do Equador, Rafael Correa, que tocou em todos os assuntos, apesar da oposição militante da jornalista Ana Ibáñez, que em muitos momentos da entrevista se alinhou com os argumentos do capital financeiro e em defesa do governo de Rajoy.

O presidente Correa iniciou sua intervenção com uma interessante e esplêndida exposição sobre os motivos econômicos da atual crise. Colocou o dedo na ferida ao apontar a dívida como a dificuldade principal para a mudança de sistema. Também não se calou em sua crítica aos bancos e seu papel nos tempos de "bonança".

Foi genial ao proferir esta frase: "O banqueiro é esse sujeito que te empresta o guarda-chuva quando faz sol e te tira quando chove". Explicou muito bem o que aconteceu na América Latina quando os bancos retiraram os créditos ao desenvolvimento e disse que isso é o mesmo que está acontecendo agora na Europa.

Comentários