MÉDICOS CUBANOS SÃO FERVOROSAMENTE RECEBIDOS EM BH


Um grupo de médicos e médicas cubanas chegaram em BH neste domingo (dia 15). Por volta das 18:30hs o avião da Força Aérea Brasileira aterrissou no aeroporto da Pampulha.
Na sua grande maioria mulheres, estes profissionais trabalharão nas cidades mineiras que os solicitaram ao governo federal através do Programa Mais Médicos.

Por Portal Vermelho-MG, de 15/09/2013

Cerca de cem pessoas realizaram uma calorosa recepção aos médicos e médicas. Várias entidades sociais estavam presentes como a União da Juventude Socialista, a União Estadual dos Estudantes, a União Nacional dos Estudantes, Levante Popular da Juventude, MST e Movimento dos Atingidos por Barragens. Desde às 16hs os mineiros já se concentravam para receber os cubanos. Muitos versos, músicas e cartazes em solidariedade aos profissionais deram um ar de festa à recepção.



A União da Juventude Socialista fez a mais inusitada recepção que enriqueceu ainda mais o momento. Os jovens socialistas, que também homenageiam o revolucionário Che Guevara na bandeira de sua entidade, presentearam os cubanos com cachaça, queijo e doce de leite, produtos tipicamente mineiros. Vários médicos provaram do doce ali mesmo no aeroporto. Muitas médicas se emocionaram com a recepção.



Esta fervorosa recepção recebida dos mineiros contrasta radicalmente com as declarações feitas pelo Presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais que havia dito a poucas semanas atrás que orientaria os médicos mineiros a não dar nenhum tipo de auxilio aos médicos de Cuba. Esta declaração do presidente do CRM-MG foi alvo de duras críticas, chegando até a acontecer uma manifestação em frente à sede da entidade em repúdio à declaração.



Pelo que se viu hoje (dia 15) no aeroporto da Pampulha, os médicos e médicas cubanas podem estar certos de que no que depender do povo mineiro, todos serão muito bem-vindos à terra de Tiradentes.

Redação do Vermelho Minas




Comentários