ARGENTINA: AUMENTAM DENÚNCIAS CONTRA JUIZ ESTADUNIDENSE



Juiz Thomas Griesa (Foto: Página/12)
Conforme transcrição de passagens de audiência do tribunal de Nova York, diz o jornal Página/12: "por um lado, Griesa parece não lembrar o que foi estabelecido em suas próprias decisões como juiz, por isso pede aos advogados dos fundos abutre que o recordem; e por outro, solicita uma opinião sobre os alcances dessas diretrizes".

Buenos Aires, 20 junho (Prensa Latina) - A imprensa argentina questionou hoje a parcialidade do juiz estadunidense Thomas Griesa, a quem acusou de colaborar estreitamente com os chamados fundos abutre na disputa com o país sul-americano.
 
O jornal diário Página/12 publicou a transcrição de uma audiência no tribunal de Nova York, na última quarta-feira, que "permite entender a relação entre Griesa e os fundos abutre: aquele pergunta que medidas estes precisam, e até deixa que se encarreguem de redigir [as medidas]".

"Senhor Cohen, o que precisa além das medidas já instrumentadas?", perguntou o magistrado ao advogado representante dos fundos NML Capital e Elliot, segundo o jornal.

Foi complacente com as holdouts, como também são conhecidas essas empresas, consultou sua opinião sobre os efeitos das sentenças emitidas por ele mesmo, quais deveriam ser os passos a seguir e lhes recomendou como redigir um texto, agrega a publicação.

O Página/12 afirma que essas passagens da reunião são significativos por dois motivos: "por um lado, Griesa parece não lembrar o que foi estabelecido em suas próprias decisões como juiz, por isso pede aos advogados dos fundos abutre que o recordem; e por outro, solicita uma opinião sobre os alcances dessas diretrizes".

Nesta segunda-feira, a Corte Suprema dos Estados Unidos se negou a debater uma demanda Argentina contra um ditame de Griesa, o que obriga ao país a pagar cerca de 1,33 bilhões de dólares aos fundos abutre, que se negaram em 2005 e 2010 a participar da renegociação da dívida, proposta aceita por 92,4% dos credores.

Segundo a ordem da justiça norte-americana, enquanto Buenos Aires deixar de cumprir com esse pagamento às holdouts, não poderá canalizar o rendimento desse capital e nem juros àqueles que renegociaram, o que provocaria um default técnico.

Entrevistada pelo canal Todo Notícias, a jornalista argentina Silvina Sterin, correspondente da televisão mexicana nos Estados Unidos, denunciou a parcialidade do juiz durante a audiência.

Sterin, que participou do encontro, afirmou que "estava de mau humor e minha primeira impressão foi alinhamento total com os representantes das holdouts".

A imprensa nacional destaca um documento da página digital The robbing room, especializado em analisar a conduta dos juízes federais dos Estados Unidos, que critica "os claros sinais de deterioração nas habilidades mentais" de Griesa, com 84 anos.

O chefe de Gabinete Jorge Capitanich (equivalente no Brasil ao ministro-chefe da Casa Civil) acusou esse magistrado ontem de "promover profundamente o desequilíbrio e a parcialidade" na disputa. Griesa provocou uma "alteração das condições de reestruturação" da dívida pública e permitiu "lucros fabulosos" aos fundos abutre, sublinhou.

Comentários