COLÔMBIA: NOVO CONGRESSO PODE DEBATER LIGAÇÃO DE URIBE COM OS PARAMILITARES




(Foto: Nodal)
Iván Cepeda: “É necessário que a opinião nacional, o Congresso e as autoridades competentes assumam esta situação”,

Do portal Nodal – Notícias da América Latina e Caribe, de 08/07/2014

A bancada do Polo Democrático Alternativo (PDA), por iniciativa de Iván Cepeda (conhecido defensor dos direitos humanos, também eleito senador), prepara um importante debate no novo Congresso da República que toma posse no próximo dia 20. O legislador do PDA disse que a chegada do senador Álvaro Uribe ao parlamento nacional é a oportunidade para uma sessão plenária com a finalidade de falar do paramilitarismo durante seu governo.

“É um debate no qual vou passar em revista as relações que tem tido o ex-presidente e hoje senador Uribe com o paramilitarismo e o narcotráfico. Porque é necessário que a opinião nacional, o Congresso e as autoridades competentes assumam esta situação”, indicou.

Continua em espanhol:

Cepeda agregó que él no cree que el expresidente Uribe pueda llegar al Congreso “como una persona que no tuviera ninguna responsabilidad en hechos tan graves como los que ha conocido el país. Aquí no nos alcanzan el listado de asuntos de corrupción, criminalidad, violación de Derechos Humanos, de extralimitación en el uso del poder y persecución política; en las cuales él es directo responsable, y el congreso no puede comenzar sin revisar semejante expediente”.

El también senador electo, Iván Cepeda, expresó que el mismo 20 de julio presentará la proposición ante la nueva mesa directiva que asuma para agendar la fecha (a data) del debate.

Tradução (parcial): Jadson Oliveira

Comentários