FIFA E GLOBO: QUEREMOS JOGAR TAMBÉM!




(Ilustração: do Blog do Miro)
NOSSA LUTA É PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA E PELO DIREITO À COMUNICAÇÃO DE TODOS E TODAS!


Enquanto favorece os negócios bilionários das operadoras de telecomunicações, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anuncia em comunicado oficial que, durante a Copa, reforçará seu aparato de fiscalização – e repressão – às emissoras comunitárias.


O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação convoca quem está nas ruas reivindicando direitos e quem está nos estádios ou em frente à TV torcendo pela seleção a lutarem por outra mídia em nosso país.


Por Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, de 22/06/2014


O futebol é uma paixão nacional, e receber no Brasil a Copa do Mundo despertou as mais variadas reações – todas apaixonadas – do povo brasileiro. Infelizmente, toda essa paixão e a diversidade de opiniões sobre o tema não tiveram espaço para se expressar nos grandes meios de comunicação.


A mídia privada, que tem sistematicamente cumprido um papel conservador na sociedade, tratou a Copa ora como um tema político-eleitoral, explorando na cobertura sobre o Mundial só os aspectos negativos e erros de condução na preparação dos Jogos, ora optando por fazer uma cobertura ‘oba-oba’ do evento. De outro lado, as críticas mais consistentes e legítimas do movimento social às decisões do governo que favoreciam grandes corporações privadas não apareceram nos noticiários das grandes redes!


Nada foi dito sobre os lucros estratosféricos que o próprio setor midiático terá com a Copa e sobre a manutenção do monopólio da TV Globo nos direitos de transmissão dos Jogos.

Clicar para continuar lendo:

Comentários