PRESIDENTE DO EQUADOR CUMPRIRÁ AMPLA AGENDA NO BRASIL




Rafael Correa (Foto: Internet)
Participará de encontro de países latino-americanos com o presidente chinês, Xi Jinping, que se realizará na próxima semana em Brasília.

Por agência AFP – traduzido de El Telégrafo (jornal estatal equatoriano), de 11/07/2014

O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou nesta sexta-feira sua participação num encontro de países latino-americanos com o presidente chinês, Xi Jinping, que se realizará na próxima semana em Brasília.

Antes de participar da reunião, o mandatário viajará na terça-feira a São Paulo, onde fará uma conferência na Universidade de São Paulo e se reunirá com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo fontes diplomáticas.

Correa confirmou a órgãos de imprensa locais que na quarta-feira irá a Brasília para a cúpula da China e América Latina, e no dia seguinte participará do encontro do quarteto da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Cuba, Equador, Costa Rica e San Vicente e Granadinas) com Xi Jinping.

O líder chinês viajará ao país sul-americano por motivo da sexta cúpula dos BRICS, o grupo que reúne as economias emergentes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (South Africa), que será realizada em Fortaleza no próximo dia 15.

A China se converteu nos últimos anos num ator de peso nas economias latino-americanas graças à sua grande demanda de matérias primas. No caso do Equador é um dos maiores credores do governo de Rafael Correa.

O mandatário equatoriano assinalou que aproveitará a visita ao Brasil para conhecer de perto como funciona a base de dados reunidos pelos programas contra a pobreza e a desnutrição levados a cabo pelo governo de Dilma Rousseff.

"Com toda humildade sempre vamos aprender do que mais sabe, também aprender de seus erros", declarou o presidente à imprensa na província de Cañar (sul).

Correa informou que estará até quinta-feira no Brasil e depois tomará 12 dias de férias.

Tradução: Jadson Oliveira

Comentários