ELEIÇÕES NA BOLÍVIA: EVO MORALES TEM 40 PONTOS NA FRENTE DO 2º. COLOCADO




(Foto: Nodal)
Do portal Nodal – Notícias da América Latina e Caribe, de 16/09/2014       

O presidente Evo Morales obtém 54% da preferência eleitoral a 25 dias das eleições bolivianas, segundo uma pesquisa independente difundida na terça-feira (dia16) à noite pela rede privada de televisão UNITEL.

Em outra pesquisa, Morales aparece na frente do segundo colocado, o empresário Samuel Doria Medina, com uma vantagem de 40 pontos percentuais, e do terceiro, o ex-presidente conservador Jorge Quiroga, com 47 pontos, segundo sondagem realizada pelo instituto privado Equipos Mori.

O histórico de Doria Medina (14%) mostra um retrocesso na preferência eleitoral de 3 pontos em relação à pesquisa feita em agosto último pela mesma empresa de sondagens de opinião pública; quanto a Quiroga, há um pequeno crescimento, de um ponto, de 6% para 7%.

As eleições gerais bolivianas estão marcadas para 12 de outubro, quando serão eleitos presidente, vice-presidente, 36 senadores e 130 deputados.

A pesquisa foi realizada através de entrevistas com 2.410 cidadãos bolivianos em 110 localidades urbanas e rurais do país, nas duas primeiras semanas de setembro, com uma margem de erro de 1,99%, segundo a ficha técnica divulgada por Mori.

Os resultados coincidem com o começo da campanha eleitoral nos meios de informação. Desde a última sexta-feira, dia 12, os 5 partidos e agrupações políticas que participam do pleito colocam anúncios na televisão, no rádio e nos jornais impressos, de acordo com o permitido pela lei eleitoral vigente.

Clicar aqui para ler mais na Nodal, em espanhol:

Comentários