MIGUEL DO ROSÁRIO: PROCURADORES DA LAVA JATO DIZEM QUE ESQUEMA COMEÇOU NO GOVERNO FHC

Brasil-quer-saber-como-afundou-a-P-36
(Foto: do Tijolaço) 
Como o escândalo respinga em todos os principais partidos e teve início na gestão FHC, atravessando a era Lula, até explodir no governo Dilma, a imprensa de oposição terá dificuldade em aplicar seus critérios de indignação seletiva.

Por Miguel do Rosário, no blog Tijolaço, de 16/11/2014 às 11:48

A mídia vai tentar esconder isso, mas não será possível.

Os procuradores que respondem pela Operação Lava Jato afirmaram ontem, em coletivas de imprensa, que o esquema de cartel das empreiteiras em obras da Petrobrás teve início antes da chegada dos diretores Paulo Roberto Costa e Renato de Souza Duque.

Aliás, sempre é bom lembrar que Costa e Duque estavam na Petrobrás desde os anos 70, e que assumiram cargos de responsabilidade bem antes da eleição de Lula.



Voltando aos procuradores, eles afirmaram que o esquema dura há, no mínimo, 15 anos, ou seja, desde 1999, bem antes de Lula.

Sem esquecer que as mesmas empreiteiras envolvidas no esquema junto a Petrobrás, desbaratado pela Polícia Federal, também estão envolvidas com escândalos relacionados à oposição, como o Rodoanel de São Paulo.

Essas informações são importantes para que o escândalo seja despolitizado e tratado como ele é: um esquema de corrupção que precisa ser investigado com objetividade.

Corruptos e corruptores acusados no escândalo da Petrobrás não queriam implantar nenhum “bolivarianismo” no país.

Não estão interessados em “revolução comunista”.

Não participam do “Fóro de São Paulo”.

Muito provavelmente não são nenhum entusiastas da reforma agrária ou da necessidade de ampliação de programas sociais.

Ao contrário, são empresários politicamente conservadores, que corromperam servidores que pensam da mesma forma.

Os marchadores golpistas, portanto, devem baixar a bola, porque a informação do Ministério Público confirma um fato insofismável: as investigações de hoje apenas são possíveis em virtude da autonomia e liberdade proporcionadas por Dilma Rousseff à Polícia Federal e ao próprio MP.

Não se trata apenas de autonomia funcional, mas de um posicionamento político republicano, e que inclusive às vezes criticamos como republicano demais, ao permitir um proselitismo político e partidário de oposição dentro das próprias instituições do Estado.

Entretanto, desta vez, o republicanismo radical de Dilma deu certo.

Se os delegados federais responsáveis pelo Lava Jato, ao invés de flagrados fazendo festinha para Aécio Neves e xingando o governo, no Facebook, tivessem sido apanhados na situação contrária, fazendo festinha para Dilma e xingando o PSDB, Dilma estaria sendo chamada de “bolivariana”.

E “bolivariano”, no vocabulário especial da mídia brasileira, que é uma espécie de universo paralelo do ultraconservadorismo, mas com grande influência nos estamentos superiores da sociedade, significa autoritarismo.

Se houve a intenção de transformar a Lava Jato num ensaio de golpe político contra a presidenta, não está dando certo.

A presidenta prometeu que as investigações seriam levadas às últimas consequências e que não sobraria pedra sobre pedra.

Está cumprindo o que prometeu, e da maneira mais democrática e republicana: sem interferir nas investigações.

Como o escândalo respinga em todos os principais partidos e teve início na gestão FHC, atravessando a era Lula, até explodir no governo Dilma, a imprensa de oposição terá dificuldade em aplicar seus critérios de indignação seletiva.

Comentários