SEGUNDO TURNO NO URUGUAI: PESQUISAS APONTAM VITÓRIA DE TABARÉ VÁZQUEZ

Tabaré Vázquez e Raúl Sendic, candidatos a presidente e a vice da Frente Ampla (Foto: Internet)
Segundo turno no próximo dia 30: uma pesquisa prevê vantagem de 17 pontos para a Frente Ampla; outra aponta 13 pontos.


Parte de matéria do portal Nodal - Notícias da América Latina e Caribe, de 13/11/2014

O cientista político Luis Eduardo González (do instituto de pesquisas Cifra) informou em Telemundo que a chapa da Frente Ampla (FA), integrada por Tabaré Vázquez e Raúl Sendic, tem 52% das intenções de voto, enquanto Luis Lacalle Pou e Jorge Larrañaga, do Partido Nacional (PN) chegam a 35% das preferências. A votação em segundo turno no Uruguai será no próximo dia 30.

Segundo a mesma sondagem, 6% votarão nulo ou em branco e 7% não opinaram. Para González, a situação para Lacalle Pou está “muito complicada” e “tudo sugere” o triunfo de Vázquez. Ele expressou que este panorama é “claro e forte” e que sua empresa pesquisadora revisou “todos” seus procedimentos. “O que não te mata te fortalece. Esta é uma visão bastante sensata da situação”, disse o diretor da Cifra.

Dentre os votantes da FA, Vázquez retém 97%, enquanto 1% desses eleitores que votaram na FA em 26 de outubro (primeiro turno) acompanharão Lacalle Pou e 2% votarão em branco ou não opinaram. Entre os votantes do Partido Nacional, Lacalle Pou retém 89% dos votos; 3% votarão em Vázquez e 8% não sabem ou votarão em branco. 

Já dentre os que votaram no Partido Colorado (ficou em terceiro lugar no primeiro turno), 69% votarão em Lacalle Pou; 11% acompanharão Vázquez e 20% votarão em branco ou não sabem. Entre os que votaram nos demais partidos no primeiro turno, ou em branco ou nulo, 21% disseram que no dia 30 vão votar em Vázquez, 11% optarão por Lacalle Pou e 68% votarão em branco ou ainda não sabem.


Outra pesquisa (em espanhol)


En tanto, la última encuesta (pesquisa) de la consultora Equipos, presentada anoche (na noite de ontem) en Subrayado por Ignacio Zuasnábar, reveló pocos cambios (poucas mudanças) en cuanto a la intención de voto de los dos candidatos que disputarán la Presidencia de la República el domingo 30 de noviembre.

Tabaré Vázquez tiene una intención de voto del 52% y Luis Lacalle Pou de 39%. En la encuesta (pesquisa) de la semana pasada, el candidato del Frente Amplio tenía 53% y su rival del Partido Nacional tenía 38%. Los indecisos son el 4% y quienes dicen que votarán en blanco o (ou) anulado el 5%. 

Tradução (parcial): Jadson Oliveira

Comentários