WAGNER IGLECIAS: QUE FIM LEVARAM OS LÍDERES LATINO-AMERICANOS DOS ANOS 1990?



Ex-presidentes argentinos Carlos Menem e Fernando de la Rúa (Fotos: Wikicommons/Opera Mundi)
Daqui a 10 anos se poderá avaliar o destino dos atuais presidentes, mas provavelmente entrarão para a história melhor que os antecessores.

Por Wagner Iglecias, de São Paulo – reproduzido do portal Opera Mundi, de 12/12/2014

A história da América Latina no século XX pode ser dividida, grosso modo, em décadas. Nos anos 1960 e 1970, por exemplo, o continente esteve imerso na lógica da Guerra Fria. Se, do lado de lá, na Cortina de Ferro, Moscou exercia fortíssima influência em países como Hungria, Polônia, Alemanha Oriental e Tchecoslováquia, do lado de cá, no “pateo trasero” dos EUA, Washington tinha grande peso sobre nações como Argentina, Brasil e Chile, que viviam sob ditaduras militares, ou México, Colômbia e Venezuela, que formalmente eram democracias.

Nos anos 1970, aliás, vários países latino-americanos experimentaram altos índices de crescimento, por conta da tomada de dinheiro barato nos mercados mundiais. Mas a festa acabou quando Ronald Reagan chegou ao poder nos EUA e o Fed subiu as taxas de juros para os títulos do Tesouro norte-americano. Ali, se enxugou a liquidez mundial e quebraram-se muitos países endividados, como os da nossa região.

A década de 1980 foi de desmanche das ditaduras, que perdiam apoio à medida que o fracasso econômico se acentuava. E foi também uma década de reconstrução das instituições democráticas e de gerenciamento da massa falida. José Sarney, no Brasil, e Raúl Alfonsín, na Argentina, foram dois claros exemplos de presidentes que tiveram de lidar com o duplo desafio de reconstruir a democracia e recolocar a economia nos eixos. Miguel de La Madrid, no México, também, ao menos no caso da economia. Num certo sentido foram todos eles líderes melancólicos, de uma época onde havia poucos motivos para se comemorar alguma coisa.

Arrebatadores mesmo foram os líderes que chegaram ao poder nos anos 1990. A onda ideológica neoliberal varria a periferia do mundo e a América Latina não ficou imune a ela. Pelo contrário, foi onde mais se aprofundou as experiências de privatização de empresas estatais, abertura comercial rápida e profunda e desregulamentação da economia. Tudo visando criar bons ambientes de negócio para investidores internacionais. Foi naquela época que gente como Carlos Menem (Argentina), Carlos Salinas de Gortari (México), Gonzalo Sanchez de Lozada (Bolívia), Alberto Fujimori (Peru), Carlos Andrés Pérez (Venezuela) e Fernando Henrique Cardoso (Brasil) elegeram-se a partir do sonho de retomada do crescimento e da equiparação das nossas sociedades com os padrões de vida do mundo desenvolvido. Doce ilusão.
Reunião do Mercosul em 2012 com Chávez, Dilma, Mujica e Cristina
O sucesso das medidas neoliberais da década de 1990 duraram isso mesmo, uma década. As medidas implantadas debelavam a inflação e atraíam capitais, de fato. Mas também produziram quebradeira de empresas, desemprego, recessão e em alguns casos reprimarização de nossas economias. Aprofundou-se o grau de dependência em relação aos países centrais. E a pobreza e a desigualdade aumentaram naquela década. Finalmente em 1998 Hugo Chávez foi eleito presidente na Venezuela e abriu a temporada de desmonte da grande frente neoliberal que comandava a América Latina até ali. Depois dele, diversos partidos de esquerda, em seus mais variados matizes, ganharam eleições e chegaram ao poder em Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Equador. E mais recentemente na Nicarágua, El Salvador e Costa Rica.

Mas por onde andariam, hoje, aqueles senhores que foram os ícones do sonho neoliberal que campeou na América Latina há 15, 20 anos atrás? Aqueles que por um instante deram a impressão, a seus povos, de que Francis Fukuyama estava certo e de que, a partir da primazia da economia de mercado e da democracia liberal, havíamos finalmente chegado ao “Fim da História”?

Comentários