CORREA COMPARA A SITUAÇÃO NA VENEZUELA COM O CHILE DE ALLENDE

Rafael Correa (Foto: Prensa Latina)
Quito, 19 jan (Prensa Latina) - O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou hoje que a guerra econômica contra o governo da Venezuela é similar ao ocorrido no Chile no início da década de 1970, durante a presidência de Salvador Allende.

Em sua conta da rede social Twitter, o presidente publicou: "Após as eleições de março de 1973 no Chile, a burguesia derrotada elegeu o caminho da guerra econômica para derrubar Allende: acaparamento (esconder, retenção de mercadorias), especulação, etc".

O chefe de Estado agregou que "o parecido é surpreendente com o que ocorre agora na Venezuela", e chamou os jovens a aprender com a história.

Nos últimos dias, o governo do presidente Nicolás Maduro tem denunciado a existência de uma guerra econômica encaminhada a desestabilizar a Revolução Bolivariana.

O vice-presidente Jorge Arreaza considerou que se trata de um golpe de Estado econômico, e é uma nova modalidade da oposição para criar desabastecimentos e longas filas nos comércios, e assim desestabilizar o país.

"Isto que estamos vendo no início do ano é um golpe de Estado econômico que vamos superar como fizemos no ano passado com o golpe de Estado de violência na rua", afirmou.

Comentários