MADURO PROPÕE LIBERTAR LEOPOLDO LÓPEZ EM TROCA DE OSCAR LÓPEZ RIVERA (vídeo)


El presidente de la República, Nicolás Maduro
Nicolás Maduro (Foto: VTV)
Ambos são considerados presos políticos: Leopoldo López está preso respondendo processo acusado de ser um dos responsáveis pelas "guarimbas" do ano passado na Venezuela, protestos violentos contra o governo que resultaram em 43 mortos e centenas de feridos; e Oscar López Rivera está preso nos EUA há cerca de 30 anos por sua participação na luta pela independência de seu país, Porto Rico.

Por Aporrea.org e Telesur - reproduzido de Aporrea, de 04/01/2015

O presidente da República, Nicolás Maduro, ratificou neste domingo, dia 4, o chamado ao governo dos Estados Unidos para que respeitem a Venezuela.

"Exigimos respeito dos Estados Unidos, com um sorriso exigimos respeito, aprendam a respeitar os povos livres do mundo", expressou o chefe de Estado, durante a reunião do Conselho Bolivariano de Governadores e Conselho de Ministros, realizada no Salão Ayacucho do Palácio de Miraflores, em Caracas.

"Se os Estados Unidos soltam Oscar López Rivera, eu solto Leopoldo López", declarou Maduro, em referência ao preso político estadunidense, condenado a 55 anos de prisão nesse país.

“A única forma para eu use as faculdades presidenciais que tenho para libertar o “Monstruo de Ramo Verde” (Leopoldo López) é embarcá-lo num avião que vá aos Estado Unidos, o deixem lá e me entreguem Oscar López Rivera. "Pelo a pelo", homem a homem, é a única forma que me passaria pela mente", assinalou Maduro.


Tradução: Jadson Oliveira

Comentários