POR UM MUNDO MULTIPOLAR: IMPRENSA VENEZUELANA DESTACA VISITA DE MADURO À CHINA





Presidente de Venezuela
(Foto: Prensa Latina)
Maduro se reunirá com o presidente Xi Jinping e participará do primeiro fórum ministerial China-Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos), que se reunirá nos dias 8 e 9 de janeiro em Beijing.

Da Agência Prensa Latina (a expressão 'por um mundo multipolar' no título acima é deste blog)

Caracas, 6 jan (Prensa Latina) - Meios (de comunicação) venezuelanos dedicam hoje amplo espaço à visita de trabalho à China do presidente do país, Nicolás Maduro, que chegou à nação asiática procedente da Rússia, onde realizou uma escala técnica de três horas.
O chefe de Estado, que em Moscou foi recebido pelo vice-chanceler Serguei Ryabkov, segundo regras protocolares russas, se reuniu com representantes de instituições bancárias e da Corporação Nacional de Petróleo do país asiático, afirma a Agência Venezuelana de Notícias.

Maduro, cuja visita à China tem o objetivo de impulsionar as alianças econômicas e estratégicas entre ambos os Estados, sustentou encontros com o presidente do Banco daquele país, Tian Gouli, e parte de sua diretoria, acrescenta esse meio citando fontes presidenciais.

Outra reunião do presidente venezuelano e sua comitiva foi com a Presidência da principal empresa petroleira chinesa, na qual falaram sobre acordos energéticos prévios, segundo afirmou em sua conta no Twitter a ministra de Comunicação e Informação, Jacqueline Faría, que integra a delegação.

Segundo o jornal Correio do Orinoco, é esperado que nesta terça-feira Maduro se reúna com representantes do setor empresarial, entre eles o Banco Popular da China, o Banco de Desenvolvimento e a Corporação Nacional de Petróleo.

A agenda de contatos do presidente venezuelano no gigante asiático inclui a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Citic Group, CATIC Beijing, Duowei Union Group, SANY Automobile, Huawei, ZTE Corporation, Yutong e Sinochem Agro, Norinco, acrescenta esse meio.

Durante sua visita ao país asiático, Maduro se reunirá com o presidente Xi Jinping e participará do primeiro fórum ministerial China-Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos), que se reunirá nos dias 8 e 9 de janeiro em Beijing, assinala, por sua vez, o Notícias 24.

Ambos os líderes conversarão sobre os mais de 300 acordos de cooperação detalhados durante as relações de 15 anos entre ambos os países, acrescenta esse jornal.

YVKE Rádio Mundial, por seu lado, informou que a delegação venezuelana é integrada também pela chanceler Delcy Rodríguez e pelos ministros de Economia, Finanças e Banca Pública, Rodolfo Marco Torres; e de Defesa, Vladimir Padrino; bem como o presidente de Petróleos de Venezuela (Pdvsa), Eulogio del Pino.


mgt/apb/es

Comentários