ARTISTAS INSTALAM BUSTO DE SNOWDEN EM NOVA YORK (vídeos)

Busto de Snowden se confundiu com a paisagem Foto: AYMANN ISMAIL/ANIMALNEWYORK / Reprodução
(Foto: Reprodução/Jornal Central Brasil)
Texto do site Jornal Central Brasil, postagem de 06/04/2015 (os dois vídeos acima foram postados aqui a partir do site do jornal equatoriano El Telégrafo)

NOVA YORK - Uma caminhada pela manhã no parque Fort Greene, em Nova York, pode reservar um ar matinal, o frescor das árvores no Brooklyn e... a aparição de um busto de Edward Snowden. Um grupo anônimo de artistas instalou uma escultura que contava com uma réplica sua em bronze e ainda tinha seu sobrenome esculpido. A prefeitura tirou a homenagem, mas já era tarde demais: as redes sociais todas ficaram inundadas com imagens do ex-funcionário da CIA.

O objeto foi colocado antes do amanhecer desta segunda-feira. Autoridades repararam na homenagem e logo tentaram remover. Após tentarem sem sucesso arrancar o busto, o local, precisaram cobri-lo com um tampão e só pela tarde conseguiram tirá-lo de lá.

“Vemos isto como um presente para a cidade, mas às vezes presentes do tipo não são aceitos”, lamentou ao ‘Animal New York’ o artista responsável pela construção do busto.

Segundo o grupo, ouvido pelo “Mashable”, o busto é repleto de significado, e mostra Snowden como “a continuação de uma história que marcou o início do país” — os americanos capturados.

Uma outra escultura do ex-funcionário da CIA foi colocada no Union Square Park em outubro, mas foi retirada também por falta de permissão.

(Foto: reproduzida de El Telégrafo)
Mais informações traduzidas do jornal El Telégrafo:

Edward Snowden era técnico da CIA, que revelou em 2013 documentos (muito comprometedores) da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, por sua sigla em inglês), nos quais se incluem programas de vigilância a cidadãos.

A obra, de 45 quilogramos, foi colocada em um complexo bastante simbólico. O busto brilhou por umas horas em "O Monumento aos mártires de barcos para prisioneiros" (Prison Ship Martyrs' Monument, em inglês), que homenageia os mais de 11.500 prisioneiros de guerra mortos em cativeiro a bordo de 16 buques britânicos para prisioneiros durante a Guerra da Independência estadunidense.


Comentários