FIDEL ENVIA CARTA AO PRIMEIRO-MINISTRO GREGO E O FELICITA PELO TRIUNFO DO “NÃO”

(Foto: Nodal)
“Seu país, especialmente sua coragem na conjuntura atual, desperta admiração entre os povos latino-americanos e caribenhos deste hemisfério ao ver como a Grécia, diante de agressões externas, defende sua identidade e sua cultura”.
Do portal Nodal – Notícias da América Latina e Caribe, de 07/07/2015
O líder da Revolução Cubana Fidel Castro enviou uma carta de felicitação a Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia, pela brilhante vitória política do Não.
Exmo. Sr. Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia:
Felicito-o calorosamente por sua brilhante vitória política, cujos detalhes acompanhei de perto através da TV TeleSul.
A Grécia é muito familiar entre os cubanos. Ela nos ensinou Filosofia, Arte e Ciências da antiguidade quando estudávamos na escola e, com elas, a mais complexa de todas as atividades humanas: a arte e a ciência da política.
Seu país, especialmente sua coragem na conjuntura atual, desperta admiração entre os povos latino-americanos e caribenhos deste hemisfério ao ver como a Grécia, diante de agressões externas, defende sua identidade e sua cultura. Tampouco esquecem que um ano depois do ataque de Hitler à Polônia, Mussolini ordenou a suas tropas invadir a Grécia, e esse corajoso país rechaçou a agressão e fez retroceder os invasores, o que obrigou o deslocamento de unidades blindadas alemãs em direção à Grécia, desviando-se do objetivo inicial.
Cuba conhece o valor e a capacidade combativa das tropas russas, que unidas às forças de seu poderoso aliado, a República Popular da China, e outras nações do Oriente Médio e da Ásia, tratarão sempre de evitar a guerra, mas jamais permitirão alguma agressão militar sem resposta contundente e devastadora.
Na atual situação política do planeta, quando a paz e a sobrevivência de nossa espécie pendem de um fio, cada decisão, mais que nunca, deve ser cuidadosamente elaborada e aplicada, de modo que ninguém possa duvidar da honestidade e da seriedade com que muitos dos dirigentes mais responsáveis e sérios lutam hoje para enfrentar as calamidades que ameaçam o mundo.
Desejamos ao senhor, estimadíssimo companheiro Alexis Tsipras, o maior dos êxitos.
Fraternalmente,
Fidel Castro Ruz, Julho 5 de 2015 8 e 12 p.m.

Tradução: Jadson Oliveira

Comentários